CONFIRA

"O Pai está comigo": confira os detalhes da Festa do Pai

Neste final de semana o Santuário do Pai das Misericórdias recebeu os fiéis para a Oitava edição da Festa do Pai. Uma programação que ofereceu aos peregrinos e aos que acompanhavam pelo Sistema Canção Nova de Comunicação uma experiência forte com o Amor Misericordioso de Deus.  Confira o resumo desta grande Festa!

A manhã deste domingo da Santíssima Trindade, e dia central da Festa do Pai começou com uma oração mariana, na Ermida da Mãe Rainha. O momento foi conduzido pela missionária Sônia Venâncio, que recordou que Maria nos lembra também essa graça de sermos filhos amados. 

E deste momento de relacionamento com a Mãe Santíssima, os peregrinos foram convidados a participar do momento ápice da Festa do Pai: a Santa Missa na Solenidade da Santíssima Trindade, com a ordenação de 8 diáconos da Comunidade Canção Nova. 

Padres ordenados na Festa do Pai das Misericórdias

A celebração foi presidida pelo Bispo de Lorena, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias.  Contou com presença do bispo emérito de Lorena, dom Benedito Beni, do vice-reitor do Santuário, pe. Wagner Ferreira, de inúmeros sacerdotes da diocese de Lorena, da Canção Nova, e das dioceses de origem dos diáconos. Na homilia, dom Wladimir destacou o valor da festa da Santíssima Trindade e afirmou que “do Pai brota a decisão de nos tornar participantes da vida de Deus, como filhos e filhas”. Disse ainda o “Espirito revela o verdadeiro rosto do Pai, que é Misericordioso”. 

Sobre a Trindade, dom Wladimir ainda destacou que ela, perfeita comunidade, nos impele a viver a unidade na pluralidade. 

E se dirigindo aos diáconos, afirmou que a partir de hoje eles estavam se conformando a Cristo para pregar a palavra de Deus com autoridade, ministrar sacramentos, guiar o povo cristão rumo ao Reino definitivo. 

Dom Joaquim Wladimir, bispo de Lorena

O bispo ainda afirmou: “Com a ordenação Jesus os chama a serem santos de um modo novo” Mas alertou a todos que o chamado à santidade não é apenas para os ordenados “o Senhor chama a todos que se santifiquem no seu próprio estado de vida”. 

No final Dom Wladimir agradeceu a Comunidade Canção Nova pelos 8 novos padres para a Igreja, agradeceu ainda os familiares e amigos, que certamente rezaram tanto até a chegada deste dia especial. 

A celebração seguiu com o rito da ordenação. Momentos fortes, entre eles  benção dos novos padres, com as mãos ungidas, aos familiares. 

No agradecimento, o vice-reitor do Santuário, Pe. Wagner Ferreira disse que neste dia de festa certamente a ordenação de 8 novos sacerdotes consolava o coração do Pai. 

Outro momento especial deste domingo da Festa do Pai foi conduzido também pelo vice-reitor, pe. Wagner. Ele rezou, com os fiéis reunidos no Santuário, a oração de Consagração ao Pai das Misericórdias. Um momento de entrega confiante ao Deus Pai de infinito Amor. 

Pe. Wagner Ferreira na Missa de encerramento da Festa do Pai – fotos: cancaonova.com

Em seguida, Pe.Wagner presidiu a missa de encerramento da 8’ª Festa do Pai. Na homilia ele falou da alegria de celebrar a solenidade da Santíssima Trindade, o Mistério do nosso Deus, Uno e Trino. 

O Pai das Misericórdias revelou o mistério do Deus Uno e Trino. A unidade de Deus se dá desde sempre, porque Ele é comunhão eterna de Amor. “Não são três deuses, mas sim um único Deus”. Explicou que é um mistério que nos escapa da compreensão, mas é acessível a todos nós. E para conhecermos ainda mais é preciso a fé. A nossa razão precisa ser iluminada pela Graça de Deus. Deste mistério todos nós participamos desde que fomos batizados. Ali fomos imersos, mergulhados na vida da Trindade, neste Amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo. “Quando recebemos o batismo, recebemos pela unção do Espírito Santo a presença do Deus uno e trino no nosso coração. E assim podemos dizer: Deus habita o meu coração”. 

E encerrou destacando que é importante sabermos que somos profundamente amados por Deus. “Por vezes duvidamos do Amor que Deus tem por nós, um amor tão sublime” .

Antes de dar a bênção e despedir dos fiéis que participaram da Festa do Pai, Pe. Wagner rezou a oração do Pai, pedindo por todas as necessidades do mundo. Agradeceu aos peregrinos que vieram ao santuário, nestes dias de Festa. E também a todos os colaboradores e voluntários que formam a família do Santuário.

Tudo sobre a Festa do Pai

Na noite desta sexta-feira,10, deu-se início a Festa ao Pai das Misericórdias com a Santa Missa presidida pelo sacerdote da Comunidade Canção Nova padre Márcio do Prado. A Festa, que está em sua 8º edição, teve como tema: “O Pai está comigo” (Jo 16,32).

Durante a homilia da Missa de Abertura, o sacerdote destacou a importância de se buscar a intimidade com Deus e de estarmos atentos às suas manifestações que acontecem no comum do dia a dia, “é a nossa tarefa buscar um caminho diário de encontro com Deus.”

Já na manhã de sábado, a missionária Salette Ferreira, conduziu um momento de oração e, em seguida, o diácono Nelsinho fez a primeira pregação da Festa com o tema: “Deus Pai não abandona seus filhos.”

No início da sua colocação, o diácono acolheu os peregrinos e contou um pouco da história do mosaico que se encontra no Santuário e que é um dos pontos centrais que dá o nome ao próprio templo: Santuário do Pai das Misericórdias, retratando a parábola do Evangelho de Lc 15, 11-32. 

A segunda pregação foi realizada pela missionária Salette Ferreira que falou sobre “O amor de Deus na família.” Ela iniciou a pregação falando do relacionamento que tinha com o seu pai e o quanto experimentou, em diversas situações, o amor de Deus Pai através da simplicidade e do amor de seu pai. E continuou lembrando que Deus quis uma família para manifestar o amor Dele. “A nossa vida é uma explosão de amor do Pai das Misericórdias, que usou da sua família para chamar você a vida! 

A parte da tarde deste segundo dia da Festa do Pai das Misericórdias foi intensa. O primeiro momento foi conduzido pela missionária da Comunidade Canção Nova, Sônia Venâncio, que meditou sobre o tema: “Unidos à Mãe de Jesus, estamos sob a proteção de Deus Pai.”

Já sobre o relacionamento com Nossa Senhora, Sônia disse que precisa ser como o vivemos com nossa própria mãe, sabendo que Maria nos escuta, nos socorre, e também nos educa, nos corrige, nos forma. E disse que, por mais que não a vejamos com nossos olhos da carne, podemos a ouvir, a sentir ao nosso lado. E convidou todos a chamarem sempre pela Mãe, dizendo a ela todas as dores, as necessidades, pedindo socorro, sua companhia, sua proteção materna. 

Após o momento de oração mariano, Padre Márcio Prado e Arthur conduziram o terço da Misericórdia. 

A tarde foi encerrada com a celebração da Missa, presidida pelo bispo emérito de Lorena, Dom Benedito Beni. Na homilia da celebração da Véspera da Solenidade da Santíssima Trindade, Dom Beni disse que hoje a liturgia nos abre a porta do Céu, nos convida a contemplar e adorar a Trindade Santíssima. Afirmou que “a Trindade nos recorda que Deus é o Grande Mistério, infinitamente diferente de tudo que existe. Mas nos lembra que Deus não é um ser isolado, mas uma Comunidade de três pessoas que estão de tal modo unidas entre si que não forma três deuses, mas um único Deus. Não existe comunhão mais perfeita do que está.” 

Sobre esta revelação do Novo Testamento, dom Beni ainda explicou que para saber quem é Deus basta olhar para Jesus – “Ele é a imagem visível de Deus invisível”. 

A noite foi encerrada com a Adoração ao Santíssimo Sacramento. O momento foi conduzido pelo Padre Márcio Prado e por Salette Ferreira. 

Ao rezar diante de Jesus Sacramentado, padre Márcio agradeceu a Deus, Pai das Misericórdias, por nos ter dado Seu Filho, Jesus Cristo. 

Ao falar do Amor de Deus, revelado em Jesus Cristo, padre Márcio levou os fiéis que estavam presentes no Santuário, mas também os que acompanhavam pelos meios de comunicação, a contemplar a grandeza do Amor de Deus e a declarar a Ele a confiança na Sua infinita Misericórdia. 

Padre Márcio recordou que o Santuário do Pai das Misericórdias fica no ponto mais  alto da Chácara de Santa Cruz. “E é daqui, deste monte, deste Altar que o  Senhor se revela mais uma vez a nós”. 

 

Deixe seu comentários

Comentário