Comunidade Canção Nova

Missas em memória ao primeiro ano de falecimento de Monsenhor Jonas Abib no Santuário

No próximo dia 12 de dezembro, a Comunidade Canção Nova recorda um ano de falecimento do seu fundador, Monsenhor Jonas Abib

Durante todo o dia, as missas no Santuário do Pai das Misericórdias serão celebradas em memória do seu fundador, todos os fiéis também são convidados à participação deste momento de oração e saudosa memória.

Monsenhor Jonas Abib faleceu aos 85 anos, no dia 12 de dezembro de 2022, às 22h14, em sua residência em Cachoeira Paulista (SP). Natural de Elias Fausto (SP), padre Jonas Abib nasceu no dia 21 de dezembro de 1936, foi ordenado sacerdote em 08 de dezembro de 1964 e teve como lema “Feito tudo para todos”. Suas datas de nascimento, ordenação e falecimento ocorreram todas no período em que a Igreja vive o tempo litúrgico do Advento, espiritualidade que marcou seu apostolado sacerdotal. Durante sua vida, Monsenhor Jonas Abib foi um grande pregador da Palavra de Deus, com destaque aos temas escatológicos, de modo a assumir a missão de preparar um povo bem-disposto para a vinda gloriosa de Jesus.

Padre Jonas Abib e seu legado

Padre Wagner Ferreira da Silva, eleito novo presidente da Comunidade Canção Nova e da Fundação João Paulo II, partilhou sobre o legado deixado por padre Jonas Abib. Padre Wagner Ferreira nos disse ao lembrar a memória de um ano da passagem para a eternidade de Monsenhor Jonas Abib:

Padre Wagner Ferreira e Monsenhor Jonas Abib - Arquivo Canção Nova

Padre Wagner Ferreira e Monsenhor Jonas Abib – Arquivo Canção Nova

“O Senhor nosso Deus o chamou para participar da alegria dos justos na glória de Deus. Esta é a nossa fé no mistério da ressurreição do Senhor. E por tudo aquilo que padre Jonas testemunhou em sua fidelidade a Deus, ao evangelho de Deus, em sua fidelidade à Santa Igreja. Nós cremos que ele participa da alegria dos justos na Jerusalém celeste.

A nossa memória, a ser celebrada no dia doze de dezembro, é uma memória saudosa, porque quem conviveu com o padre Jonas, como eu – durante muitos anos, certamente experimenta a falta dele. É um pai, para além de um sacerdote consagrado a Deus, entregue a Deus. Padre Jonas foi um pai muito atento, presente, carinhoso, muito afetuoso em relação às pessoas que se aproximavam dele. Portanto, ele deixa saudades sem dúvida alguma. Porém ele deixa um grande legado.

Eu poderia resumir esse legado simplesmente na palavra Canção Nova: o carisma Canção Nova, a espiritualidade Canção Nova, a missão Canção Nova, a comunidade Canção Nova, eis o legado de padre Jonas Abib. E, por isso, para além da memória saudosa de toda a família Canção Nova, brota um louvor a Deus, um grande agradecimento por nos ter dado este sacerdote que com coragem foi dócil ao Espírito Santo para deixar-nos este legado: a Canção Nova!

É claro que nós temos o padre Jonas como uma grande referência de um homem de Deus, comprometido com a ação evangelizadora da Igreja, particularmente a evangelização pelos meios sociais de comunicação. De um homem intrépido na vivência do evangelho, é uma grande referência. Eu tive a oportunidade de conviver com o padre Jonas durante trinta e dois anos, e louvo a Deus por isso. Convido toda a família Canção Nova a louvar por esse sacerdote que nos levou para Deus, nos ensinou os caminhos de Deus, particularmente nos incentivou a buscar uma vida de santidade. Padre Jonas, tendo em vista a gloriosa vinda do Senhor, a vigilância cristã, sempre nos motivou a viver segundo o Espírito, a viver uma vida carismática, dócil ao Espírito Santo, para que realmente possamos ser santos, realizar a vocação que Deus nos concedeu desde quando fomos batizados: a vocação à santidade!”

Seguimento da Canção Nova após o falecimento de seu fundador

O atual presidente da Comunidade Canção Nova, padre Wagner Ferreira, também partilhou como foram os desafios enfrentados, após ser eleito para suceder padre Jonas Abib na condução de toda obra Canção Nova: 

“Eu sou muito pequeno. A Canção Nova é uma obra de uma grandeza tão bonita e não me sinto capaz. Disse o meu sim por confiar na graça de Deus que nos corrige, que nos edifica, que nos dá as condições favoráveis para levar adiante esta obra de Deus, esta obra de evangelização, que é a Canção Nova. Eu disse o meu sim para esse grande desafio; é claro que eu não estou só, tenho a responsabilidade de conduzir durante alguns anos esta obra Canção Nova, mas tenho comigo os membros do Conselho Geral e da Assembleia Geral, tenho comigo os membros da Comunidade Canção Nova. Sinto-me apoiado por todos, graças a Deus.”

Padre Wagner ressaltou que todo esse apoio é o que concede serenidade a ele para levar adiante o legado do Padre Jonas. Amparo também concedido pela própria Igreja, ao recordar que, no final do mês de maio, no dia 27 de maio de 2023,  ele mesmo teve a graça de encontrar-se com o Papa Francisco. O Santo Padre acolheu no Palácio Apostólico, no Vaticano, Padre Wagner Ferreira junto com os co-fundadores da Comunidade Canção Nova,  Wellington Silva Jardim e Luzia Santiago. Também estavam presentes a atual Formadora Geral da Canção Nova, Vera Lúcia Reis, assim como os membros da Comunidade Canção Nova da Frente de Missão de Roma, na Itália. Sobre esses amparos desse tempo o sacerdote relembra:

“Naquele momento, o Santo Padre nos apoiou, nos motivou a dar continuidade a esse legado deixado por padre Jonas Abib. Além disso, tantas instituições de Igreja, como por exemplo a Família Salesiana e tantas outras comunidades religiosas, novas comunidades, movimentos eclesiais, o CHARIS (SERVIÇO INTERNACIONAL PARA A RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA), vários bispos manifestaram esse apoio à Canção Nova e à minha pessoa, em particular, como novo presidente da comunidade Canção Nova.

Tudo isso nos acalenta, consola e nos motiva a levar adiante a obra fundada por padre Jonas Abib. Repito, não me sinto digno, não me sinto à altura de tamanha missão, mas confio na graça de Deus. Confio que Deus há de me ajudar a levar adiante este legado, e mais do que nunca eu confio que cada membro da comunidade Canção Nova está assumindo a responsabilidade pessoal para realizar a vocação que,  por graça e misericórdia, Deus nos concedeu na Canção Nova. Eu confio nos filhos e filhas espirituais de padre Jonas Abib. Confio que cada um há de responder de forma positiva, de forma bela, a própria vocação, responder com parresia, com alegria, com entusiasmo!

Padre Jonas com a Comunidade em 02/02/2020 – Fotos: Wesley Almeida

Padre Jonas nos deixou um legado precioso. Eu tenho convicção que cada membro da comunidade Canção Nova, os solteiros, os casais, os jovens, os celibatários, os sacerdotes, os seminaristas, os viúvos, as viúvas, membros do núcleo, membros do segundo elo; isso se estende também aos vocacionados, aos voluntários, aos colaboradores da obra Canção Nova. Todos certamente hão de responder de forma positiva ao chamado de Deus na Canção Nova, de modo que possamos alegrar ainda mais o coração do Padre Jonas, que vive na eternidade bem-aventurada.

De todos os modos, eu peço a Deus, ao Pai das Misericórdias, que me conceda uma graça renovada, uma nova efusão do Espírito Santo, em nome de Jesus, para que eu seja fiel à missão que me foi conferida durante há alguns anos como presidente da comunidade Canção Nova e também presidente da Fundação João Paulo II. Peço ao Pai das Misericórdias essa graça, essa benção para toda a Canção Nova, de modo que possamos viver o carisma Canção Nova e a nossa missão de evangelizar, preparando um povo disposto na fé, na esperança e no amor para participar do Reino Glorioso de Deus com a vinda de Jesus.”

Confira os horários das Missas que serão celebradas no dia 12 de dezembro de 2023, no Santuário do Pai das Misericórdias, dia em que a Igreja celebra Nossa Senhora de Guadalupe, e no qual a Comunidade Canção Nova fará memória de um ano de falecimento de seu fundador Monsenhor Jonas Abib:

 

07h00 – Missa presidida pelo presidente da Comunidade Canção Nova, Padre Wagner Ferreira. Após a a celebração da Santa Missa, os membros da Comunidade Canção Nova irão até o túmulo de Padre Jonas Abib rezar o Santo Terço. 

12h00 –  Missa presidida pelo sacerdote da Canção Nova, Padre Gilberto do Carmo Duarte, da Frente de Missão de São Paulo. A celebração será dedicada de modo especial para os membros da família de Monsenhor Jonas Abib. 

18h30 – Missa presidida pelo sacerdote da Canção Nova, padre Bruno Costa, membro do Conselho Geral e administrador do Santuário Pai das Misericórdias. 

Comunicação Santuário Pai das Misericórdias

 

Deixe seu comentários

Comentário