7° dia - 22 de dezembro

Novena de Natal: Fuga do Menino Jesus para o Egito

Reze conosco o sexto dia da novena de Natal

7° dia – 22 de dezembro

Fuga do Menino Jesus para o Egito

Embora o Filho de Deus tenha vindo do céu para salvar os homens, mal nasceu, os homens começaram a persegui-lo até a morte. Herodes, temendo que esta criança o prive de seu reino, procura destruir sua vida. Mas São José é avisado por um anjo em sonho para levar o Menino e Sua Mãe e fugir para o Egito. José obedece imediatamente e conta a Maria sobre isso. Ele pega as poucas ferramentas de seu ofício, para que possa usá-las para ganhar a vida no Egito para si e sua família pobre. Maria embrulha uma pequena trouxa para o uso de seu filhinho, e então, indo para o presépio, ela diz com lágrimas nos olhos para seu filho adormecido: ‘Ó meu Filho e meu Deus! Tu vieste do céu para salvar os homens; mas mal Tu nasceste quando eles procuram tirar a Tua vida.’ Levantando-o, entretanto, em seus braços e continuando a chorar, ela parte naquela mesma noite com José a caminho do Egito.

Consideremos o quanto esses santos andarilhos devem ter sofrido ao fazer uma viagem tão longa, privados de todo conforto. O divino Menino ainda não andava, por isso Maria e José tiveram que se revezar para carregá-lo nos braços. Durante sua jornada pelo deserto em direção ao Egito, eles tiveram que passar várias noites ao ar livre, tendo a terra nua como cama. O frio faz chorar o Menino, e Maria e José choram de pena dele. E quem não choraria ao ver assim o Filho de Deus pobre e perseguido, um fugitivo na terra, para que não fosse morto por Seus inimigos!

Oração

Querido Menino Jesus, chorando tão amargamente! Bem tens motivos para chorar ao ver-te perseguido por homens a quem tanto amas. Eu também, ó Deus, uma vez Te persegui por meus pecados. Mas tu sabes que agora te amo mais do que a mim mesmo, e que nada me dói mais do que pensar que tantas vezes te rejeitei, meu soberano Bem.

Perdoa-me, ó Jesus, e deixa-me levar-te no coração em todo o resto do caminho que ainda tenho de fazer na vida, para que junto contigo entre na eternidade. Tantas vezes te expulsei da minha alma pelos meus pecados. Mas agora eu vos amo acima de todas as coisas, e lamento acima de outros infortúnios ter-vos ofendido. Não desejo mais deixar-Vos, meu amado Senhor. Mas dá-me a força para resistir às tentações. Nunca permita que eu me separe de Ti
novamente. Que eu prefira morrer a nunca mais perder Tua boa graça.

Ó Maria, minha esperança, fazei que eu viva sempre no amor de Deus e depois morra amando-o.

Reze conosco:

Novena de Natal: 1º dia