DAR PERDÃO

Viver reconciliado é uma atitude cristã

Que o Pai das Misericórdias nos abençoe no dia de hoje. Como é bom estarmos juntos mais uma vez! É dia de mais uma vez nos encontrarmos com a misericórdia de Deus Pai. Para isso, convido você a meditar comigo o seguinte trecho da Sagrada Escritura: Lc 12, 54-59.

“Naquele tempo, Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?

Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo.”

Durante esta semana, tivemos a oportunidade de refletir sobre a vigilância cristã, tendo em vista o dia glorioso do Senhor e a expectativa que a Igreja tem em nos impulsionar a viver desta parusia, quando Jesus virá e manifestará Céus Novos e Terra Nova, julgando os vivos e os mortos. Com isso, somos convidados a exercitar certas atitudes, como no evangelho de hoje em que Ele nos convida fazer uma leitura dos fins dos tempos.

Em um dos documentos do Concílio Vaticano II, chamado de Gaudium et Spes, fala-se dos fins dos tempos, onde Deus se utiliza dos acontecimentos da história para comunicar a Sua santa vontade. Sabemos, pois, que, um dia, essa história terá a sua conclusão quando Jesus vier em glória.

E como viver essa expectativa? No evangelho, vemos que é pela reconciliação. Este é um dos princípios que nós missionários somos chamados a viver na Comunidade Canção Nova: trata-se do o Viver Reconciliado. Saber dar o perdão e receber o perdão é uma atitude cristã. E é essa graça que nós pedimos neste dia: viver o perdão.

Assista, na íntegra, ao programa: “Oração ao Pai das Misericórdias”:

Rezemos, juntos, a “Oração ao Pai das Misericórdias”

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi a súplica confiante que Vos apresentamos neste momento (fazer o pedido).

Acolhei este povo que vem, cheio de fé e esperança, ao Vosso Santuário. Consolai os aflitos, socorrei os necessitados, enxugai as lágrimas aqui derramadas. Amparai os fracos e recebei em Vossos braços paternos este filho pródigo que volta para Vós. Dai-nos a graça de sermos instrumentos da Vossa misericórdia na vida dos nossos irmãos, para que, assim, o Vosso nome seja amado em nossa família e em nossa nação. Tudo isso Vos pedimos por Vosso Filho Jesus Cristo, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!