4º Domingo TC | Você quer ser um 'anawîm' do Pai?

4º domingo do Tempo Comum
Sf 2,3;3,12-13; Sl 145(146); 1Cor 1,26-31; Mt 5,1-12a

Deus nunca exclui ou excluiu alguém. Na verdade, a pessoa que se exclui, se elimina, pois todos são filhos, ainda que não se reconheçam, mas são filhos.
Na Sagrada Escritura, Deus não exclui mas prefere alguns, e Ele consegue “escolher alguns sem excluir ninguém” (dom Alberto Taveira). Deus, Pai, escolheu os pobres. Ainda no livro de Provérbios a orientação é de que se tenha piedade dos pobres: “Aquele que despreza o próximo peca; feliz é quem tem piedade dos pobres”(14,21).

(Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com)

“Em resumo, os ‘anawîm’ são os israelitas submissos à vontade divina”.(Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com)

O que é um ‘anawîm’?

Na leitura da profecia de Sofonias, o profeta se dirige aos pobres: esses devem buscar o Senhor, praticar os Seus preceitos, a justiça e devem buscar a humildade, porque n’Ele encontrarão refúgio e esperança. No hebraico a palavra que designa “pobres/humildes” é ‘anawîm’. Há outras palavras em hebraico que dizem respeito aos pobres como ‘aniyyîm, os oprimidos, ‘dallîm’, significa os fracos, ‘ebyonônîm’, quer dizer os indigentes. Em resumo, os ‘anawîm’ são os israelitas submissos à vontade divina.

Felizes os que se submetem à vontade divina

Se os pobres – os ‘anawîm’ – são os israelitas que se submetem à vontade de Deus, então entende-se por que Jesus chamou de felizes os pobres, os aflitos, os mansos, os famintos e sedentos, os misericordiosos, os puros, os promotores da paz, os perseguidos, os injuriados e perseguidos por causa d’Ele. Porque estes são aqueles que se submeteram à vontade divina. E estar na vontade Deus significa receber a recompensa, aqui neste mundo? Nós sempre queremos a recompensa aqui e agora, mas a recompensa prometida pelo Cristo é nos Céus.
Submeter-se à vontade de Deus é mais do que aceitar passivamente a pobreza, a aflição, a perseguição… Mas é dar um sentido espiritual ao aceitar a vontade divina manifestada nos fatos tristes. Racionalmente e humanamente é loucura aceitar as injustiças, porém o cristão deve viver as injustiças com sentido, sofre-se por causa Reino, é perseguido por causa do Salvador.
O cristão que se submete a vontade divina acolhe o sofrimento e reza; acolhe o sofrimento, reza e dá sentido: “tudo por Jesus”. O cristão que acolhe e dá sentido ao sofrimento age. Como age? Com simplicidade, com discrição, com paciência, com perseverança e firmeza.

Jesus é o ‘anawîm’ do Pai

Como Jesus, Paulo descreveu praticamente a vida de Cristo, surpreendeu os sábios, confundiu os fortes, revelou aos que se sentiam importantes que nada eram. Jesus é o ‘anawîm’ do Pai: pobre, aparentemente fraco, tinha tudo para dar errado, por causa da sua origem e pelas perseguições, mas esse ‘ANAWÎM’ – o Pobre – que aceitou a vontade do Pai, fez da sua vida uma submissão-ação. Jesus em tudo foi obediente ao Pai, ensinou, curou,
expulsou demônios, apresentou o Pai e deu uma nova chance à humanidade.
Por fim, o Pobre, Jesus, submisso-ativo mostrou a força e a riqueza do Pai. O Pobre – Jesus – veio resgatar a cada um, cada filho e filha com a riqueza do seu amor e com a fortaleza de suas palavras. Que cada um (a) acolha o ANAWÎM, Jesus, e com Ele seja um ‘anawîm’ submisso-ativo na vontade de Deus. Em outras palavras viver alegremente esta vida com esperança na vida eterna, viver esta vida com sentido e dando sentido a tudo o que se vive e se colocar à serviço daqueles que são ou que se reconhecerão um pobre
(‘anawîm) do Senhor.

Padre Marcio Prado

Padre Marcio José do Prado

Deixe seu comentários

Comentário