ESPIRITUALIDADE

Testemunho: "Santa Rita me ajuda na maternidade espiritual"

Hoje, a Igreja recorda Santa Rita de Cássia, uma freira agostiniana que viveu no Convento de Cássia, na Itália. É conhecida como a Santa das causas impossíveis. Nesta testemunho, vamos conhecer um pouco da amizade da missionária Daniele Luíza com esta santa, que a acompanha especialmente na vida celibatária.

Compromisso de Celibato de Daniele – Arquivo pessoal

Tenho em meu coração gratidão a Deus por todos os amigos que Ele me deu e, em especial neste mês, poder comemorar o dia de uma grande amiga no céu, Santa Rita de Cássia.

Meu primeiro contato com Santa Rita foi, em 2006, quando morei na missão de São Paulo; desde então, ela entrou em minha vida e se eterniza a cada dia. 

A primeira coisa que minha amiga me ensinou foi buscar viver o perdão, não ter medo de pedi-lo, vencer o respeito humano que tenta me impedir de vivê-lo e receber o perdão com o mais sincero agradecimento.

Primeira visita de Daniele à cidade de Santa Rita de Cássia

Em 2008, tive a oportunidade de conhecer Cássia, local onde Santa Rita viveu como monja. Lá, existe uma Basílica linda dedicada a ela onde está seu corpo. Rezei, chorei, observei e contei para ela o que eu vivia naquele tempo. Trazia em meu coração o sonho de conhecer Cássia depois de ler a história dela e saber que lá ela havia vivido por volta de 40 anos de sua vida, e lá havia entrado para a vida eterna. Chegando lá, eu só queria falar com Santa Rita, e que ela me desse uma pétala de uma rosa que ficava onde estava seu corpo. Para minha alegria, uma freira foi arrumar as flores diante do corpo da Santa e me disse: abra sua mão. Eu abri. Ela colocou uma pétala, fechou a minha mão e olhou fixo em meus olhos. Trago esta pétala, até hoje, em minha Bíblia. Aos nossos olhos, um pequeno sinal, mas para mim um enorme sinal, pois eu já trazia em meu coração o desejo de que ela me ajudasse no meu estado de vida. Aquela pétala foi um presente dela dizendo que estaria em meu caminho, ajudando-me a ouvir a Deus e a não desistir diante das dificuldades. 

Visita ao túmulo de Santa Rita de Cássia, em 2022. Arquivo pessoal

Santa Rita me ajuda a ser mãe. Não vou gerar biologicamente, mas sim espiritualmente. Como, no entanto, ela pode me ajudar nisso? Caminhando comigo e me ensinando a ter calma, paciência, mostrando que cada pessoa é única e merece cuidado, respeito e confiança; e que eu devo rezar acreditando que Deus ouve minha oração. 

Sou celibatária na comunidade Canção Nova e trago como uma grande companheira Santa Rita. Ela me ajuda a dar sentido ao sofrimento, a nele não parar, mas ter um olhar amoroso a todos aqueles que passam por mim, pode ser por dois minutos, mas, a olhar com misericórdia e compaixão pois cada pessoa tem o sua história e carrega o seu sofrimento. 

Acreditar que tudo é possível para Deus, pois Ele realiza o impossível, porque sabe do que eu preciso, sabe do que precisamos. Este é o ensinamento diário que minha amiga me mostra e me impulsiona a seguir. 

Aproveito para lhe fazer um convite: abra-se aos santos que Deus coloca em seu caminho, procure saber mais sobre eles, entre na vida deles. Uma amizade dada por Deus permanece para sempre! 

Que Santa Rita interceda por você e por seu impossível.

Daniele Luiza é missionária da Canção Nova há 17 anos. Há dois anos, vive na missão da Canção Nova, em Roma. Em junho de 2021, fez seu compromisso definitivo como Celibatária.

 

Deixe seu comentários

Comentário