Você já ouviu falar do Sacramento da Unção dos Enfermos?
Esse sacramento faz parte dos sacramentos da cura junto ao Sacramento da Penitência. Neste artigo, dando continuidade à série de artigos sobre os Sete Sacramentos, iremos aprender um pouco mais sobre o Sacramento da Unção dos Enfermos.
A doença, o sofrimento, as adversidades da vida sempre fizeram parte da realidade humana. Assim como a morte, a doença grave pode ser considerada uma situação limite do ser humano. E, nessas horas, o homem experimenta a sua impotência e, muitas vezes, reconhece a sua pequenez, precisando, assim, de auxílio. A Igreja, no seu papel de Mãe, nos recorda as inúmeras vezes em que Cristo realiza cura e vai ao encontro dos doentes: “Sua fama espalhou-se por toda a Síria, de modo que lhe traziam todos os que eram acometidos por doenças diversas e atormentados por enfermidades, bem como endemoniados, lunáticos e paralíticos. E ele os curava” (Mt 4,24). Assim, a Igreja na pessoa dos sacerdotes, indo ao encontros dos enfermos, administra o Sacramento da Unção dos Enfermos, desse modo, segue os mesmos de Jesus.
Como o próprio nome já diz, esse sacramento é administrado para aquelas pessoas que estão acometidas de doenças, que são provados pela enfermidade, como ensina o Catecismo da Igreja Católica (cf. CIC § 1511). Em caso de doença grave, o enfermo pode receber esse sacramento, assim como, quem será submetido a uma cirurgia de alto risco, também os idosos cuja fragilidade se acentua (cf. CIC § 1515).
:: Quando este sacramento deve ser concedido?
O documento Lumem Gentium, que fala sobre a Igreja, apresenta o seguinte: “Pela sagrada Unção dos Enfermos e pela oração dos presbíteros, a Igreja toda entrega os doentes aos cuidados do Senhor sofredor e glorificado, para que os alivie e salve. Exorta os mesmos a que livremente se associem à paixão e à morte de Cristo e contribuam para o bem do povo de Deus” (LG 11). Aqui, nota-se a importância desse sacramento e que, muitas vezes, é negligenciado pelos cristãos. Esse sacramento tem como efeito um dom particular do Espírito Santo. O fiel, que recebe o sacramento, em sua alma, recebe o reconforto, a paz e a coragem para vencer as dificuldades próprias da enfermidade ou da velhice. Acontece, também, a graça da renovação da fé em Deus, vencendo a tentação do maligno, o desânimo e a angustia que estão ligadas a esse tempo de prova. (cf. CIC § 1520).
Um outro efeito é a união com a Paixão de Cristo. Com esse sacramento, o fiel, une-se intimamente à Paixão de Cristo, com isso, o sofrimento toma um novo sentido. O sofrimento passa a fazer parte da obra redentora de Cristo (cf. CIC § 1521). Como nos ensina São Paulo: “Agora, regozijo-me nos meus sofrimentos por vós, e completo o que falta às tribulações de Cristo em minha carne pelo seu Corpo, que é a Igreja” (Cl 1,24).
Comunhão com a Igreja
Mais um efeito é o de uma graça eclesial. Os enfermos que recebem esse sacramento, fazendo parte do Corpo místico de Cristo, que é a Igreja, em comunhão com os santos que intercedem pelo doente, contribui para a santificação da Igreja e para o bem de todos as pessoas que sofrem (cf. CIC § 1522).
E, por fim, um outro efeito é a da preparação para a última passagem. Quem tem mais direito a esse sacramento são as pessoas que estão próximas da morte. “Esta derradeira unção fortaleza o fim de nossa vida terrestre como que de um sólido baluarte para enfrentar as últimas lutas antes da entrada na casa do Pai” (CIC § 1523).
Com isso, termino com as sábias palavras de São Tiago, essas a Igreja utiliza para orientar o seu povo com relação ao esse sacramento: “Alguém dentre vós está doente? Mande chamar os presbíteros da Igreja para que orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o doente e o Senhor o porá de pé; e se tiver cometido pecados, esses lhe serão perdoados” (Tg 5,14-15).
Fábio Nunes
Seminarista da Canção Nova
Fontes:
BÍBLIA. Português. Tradução da Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002. 2206p.
CATECISMO da Igreja Católica. São Paulo: Loyola, 2000.
Leia mais:
:: Sacramento do Batismo
:: Sacramento da Crisma
:: Sacramento da Eucaristia