O que dá sentido ao meu agir, ao meu viver, às minhas postagens?
Há um pensador, sociólogo, que viveu até 2017, Zygmunt Bauman, que apresentou a ideia de “liquidez“. Dizia ele que “vivemos em tempos líquidos” e que, resumidamente, significa dizer que as culturas, crenças, valores, tradições estão passando por um momento de instabilidade. Nada mais parece ter estabilidade, firmeza, solidez. Tudo flui de acordo com as mudanças constantes da sociedade. Tudo muda de forma assim como a água, com grande facilidade.
Valores antes imprescindíveis e necessários também perderam a importância, por exemplo, a família, a religião, o amor, a amizade, a fidelidade. Tudo só faz sentido se puder ser facilmente conquistado e, do mesmo modo, facilmente descartado.
Nesse contexto, as redes sociais revelam bastante essa verdade. Milhares ou milhões de amigos, seguidores, likes, curtidas, cliques e filtros perfeitos, comentários, elogios, polêmicas, apoios, declarações, visualizações… Uma pergunta poucas vezes parece ser feita: Qual é o sentido de tudo isso? O que dá sentido ao meu agir, ao meu viver, às minhas postagens?
Valores
Entre os valores que têm perdido importância, está também o relacionamento com Deus. Há muitos filhos de Deus que têm escolhido, mais uma vez, gastar toda a herança (entende-se toda a vida) que recebeu; e gastam com banalidades, com perdas de tempo, com vanglórias, com disputas e divisões. Deus vai ficando de lado e, consequentemente, família, amigos (do dia a dia), responsabilidades, serviço ao próximo etc. vão perdendo a importância.
Leia mais:
:: O que é Catecismo da Igreja Católica?
:: Humildade é sinal de fraqueza?
:: A Segunda Vinda de Jesus
Mas, ao mesmo tempo, também tem se perdido o sentido de viver, o sentido das coisas, os sabores e as conquistas que só podem vir com a fidelidade, a dedicação e os sacrifícios em favor dos que são nossos familiares e irmãos. Nossa alma só se realiza quando sai de si mesma e vai ao encontro do outro, quando o servir ao próximo, à comunidade e à sociedade são buscados para dar glória a Deus.
É um conselho que já foi dado por muitos e, muitas vezes, você já deve ter ouvido ou lido, mas aí vai pra você: saia mais de si mesmo, das redes sociais, da autorreferência. Coloque-se diante de Deus, escute-O (não publique nada, guarde e medite em seu coração) e tente colocar em prática, em sua vida, com as pessoas que estão concretamente ao seu lado todos os dias, aquilo que Deus falou ao seu coração e não no feed de uma rede social. Não se preocupe, como diz uma canção “o que vem de Deus ninguém detém”, não precisa divulgar, Deus e você sabem; e é isso o que importa.
Nos Evangelhos não se vê uma só vez em que Maria saiu anunciando que Jesus era seu filho. No entanto, Ela guardava tudo em seu coração e agia em silêncio, sem chamar a atenção para si, como nas bodas de Caná. Isso faz sentido para você? Se sim, tenta mudar um pouco. Cresça mais em intimidade, humildade, escondimento, pois tenho certeza de que tudo terá muito mais sentido em sua vida.
Seu irmão,
Deividson Francisco
Comunidade Canção Nova