Quais condições temos de ser uma manjedoura para Jesus?
Tempo de leitura: 4 minutos
Quando recebi o convite de escrever aqui para vocês, dois pensamentos me tomaram: fui impelida a me questionar qual seria o meu presente; e a outra foi a lembrança que vivi, quando estava em uma casa religiosa e, observando a motivação do Natal vivida ali, percebi que caberia aqui essa partilha, pois são coisas simples e acessíveis à vida cristã de cada leigo.
Sempre que nós, cristãos, somos inseridos neste período de Advento, a Igreja nos coloca em feliz expectativa para depois de 4 semanas : O Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Creio que você, assim como eu, possa afirmar: quais condições temos de ser uma manjedoura para Jesus? Talvez, nunca teremos condições de ser, mas caminhos sempre teremos para agradar ao Nosso Senhor.
Introduzo uma preparação que, talvez, possa inspirá-lo, e até de forma efetiva você possa fazer em sua casa.
Num convento, via ali aquelas irmãs preparando a Capela, o Presépio e a Manjedoura com estrutura de madeira (lugar onde se coloca o Menino Jesus); e as palhas, que deveriam forrar o lugar para colocar a imagem do Menino Jesus, foram colocadas à parte, do lado de fora.
Leia também:
:: Os três nascimentos de Jesus no Natal
:: Dê à sua casa um Feliz Natal
:: Não me sinto bem no Natal
Causou-me muita surpresa ao ver, e me perguntava: ‘Porque não colocam as palhas dentro da manjedoura?’. Via que as palhas estavam em uma caixinha à parte. E fui conversando para descobrir qual seria o motivo. Ela me explicou que, em cada dia até o Natal, iria preparar-se a manjedoura com orações, sacrifícios, pegando uma (1) palhinha em cada situação e colocando na “caminha de Jesus”. Certo que: se fosse poucas orações e sacrifícios, a manjedoura não ficaria fofinha para o Menino Deus. E tem mais: cada uma devia colocar a sua palhinha sem que ninguém visse. Era lindo de contemplar o Natal chegando e vendo aquela Manjedoura que estava vazia até então, mas, a cada dia, somados gestos de amor, a via ficar cheia de verdadeiros atos de amor oferecidos para presenteá-Lo.
O nosso nada é um lugar de nascimento também, mas nossa atitude deve ser ativa! Precisamos colocar as palhinhas de cada dia. Vida cristã é exercício diário!
Depois dessa partilha, eu vou dando nome às minhas “palhinhas espirituais”. Espero que você dê nome também às suas palhinhas e ofereça um belo lugar para o Nascimento de Jesus.
Darlene Castro
Comunidade Canção Nova