“Os netos são a coroa dos anciãos, como os pais são a glória dos filhos” (Provérbios 17,6).
Sabemos que os avós são um elo importante para a história da família, criando, através da convivência, uma sensação de pertencimento, sentimento importante para o desenvolvimento emocional das crianças.
A relação dos avós com os netos é baseada mais no afeto, é mais livre, porque os avós não têm o compromisso de impor regras nem de educar.
Contudo, é extremamente importante que eles respeitem a educação que seus filhos dão às crianças. Ainda que não sigam a mesma conduta dos pais, os avós devem resguardar as indicações mais importantes dadas por eles, amparando as regras mais fundamentais, de modo a não se opor, sendo companheiros neste tempo de crescimento e formação das crianças. Um lugar de aliados, não de oponentes.
Leia também:
:: Eis aqui a serva do Senhor
:: A misericórdia é a grande prerrogativa de Deus
:: Saborear a Verdade de Deus
Os avós devem sempre manter o respeito e a consideração pelo papel e lugar dos pais na criação de seus filhos, deixando aberto ao diálogo, à compreensão e à ajuda mútua. Todos são importantes e devem ter seus lugares definidos na vida da criança.
Portanto, é extremamente importante que os avós não desautorizem os pais diante dos netos. Com atitudes simples, estaremos ensinando nossos netinhos a cumprirem os mandamentos da lei do Senhor, neste caso, “Honrar pai e mãe”. Se os pais já se preocupam em transmitir a fé, devemos auxiliá-los. Se não o fizerem, por motivos variados, faremos nós.
Rezar com eles antes das refeições, antes de dormir ou diante de alguma necessidade especial, vai ensiná-los a confiar no Pai do Céu. Orações simples de agradecimento, o Santo Anjo, a Ave-Maria. O Pai que provê para a família o que é necessário…trabalho, estudo, alimento.
:: A importância do Santo Rosário
Acompanhá-los na Missa e participar ativamente da liturgia os ensinará o respeito ao Dia do Senhor. Contar historinhas da mãezinha do céu e outras abrem o coração deles para a realidade mística.
Dar presentinhos como uma Bíblia Infantil, uma imagem do Anjo da Guarda ou dos Santos Anjos, livrinhos de história da vida dos santos e personagens bíblicos, um terço, falar do santinho do dia de seu aniversário ou do santinho que tem o seu nome colabora para que ele entenda que existe um lugar especial, amigos especiais, a vida eterna, o céu.
A maior e melhor herança que temos para deixar para os nossos netos é a fé, a esperança e a caridade. O amor e o respeito ao próximo, a alegria de servir e doar-se, “fazer aos outros o que gostaríamos que fizessem por nós”.
O nosso testemunho marcará suas vidas. Peçamos ao Senhor que nos dê, a cada dia, sabedoria para acompanhar nossos netinhos em todo tempo, sua infância, adolescência, juventude, vida adulta. E, com sua graça, vejamos os filhos de seus filhos.
São Joaquim e Santa Ana, rogai por nós!
Deus abençoe!
Celiane Ramos
Missionária da Com. Canção Nova