5º Domingo da Quaresma
Ez 37,12-14;Sl 129;Rm 8,8-11;Jo 11,3-7.17.20-27.33b-45
Viver em Cristo
“Como estamos caminhando para a Semana Santa, para a Páscoa de Nosso Senhor? Estamos buscando a confissão? Será que estamos valorizando este tempo de jejum, penitência e caridade?
A Primeira Leitura é destinada a confortar o povo cativo na Babilônia. Na Segunda Leitura, São Paulo chama a atenção aos batizados dizendo que uma vida no Espírito comporta a luta diária. Não dá para servir a Deus e a carne ao mesmo tempo. Quanto mais buscamos a Deus, mais vamos tendo consciência das nossas limitações, dos nosso erros e fragilidades. A nossa vida no Espírito precisa ser cada vez mais configurada a Cristo Jesus. Hoje eu preciso alimentar a minha vida em Deus. Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus.
No Evangelho, Jesus chega e dá ordem a Lázaro: “Lázaro, vem para fora!” E diz que ele saiu, todo enrolado nos lençóis. Santo Agostinho vê em Lazaro a “figura” do sacramento da penitencia. Quando nós confessamos, nos colocamos na presença de Deus e pedimos perdão dos nossos pecados, nós saímos da escuridão para a luz.
Assim Jesus nos dá essa ordem hoje: Sai da situação de morte que você se encontra hoje, da prostração!
Por causa da ordem de Jesus, Lázaro voltou a ter vida. talvez é preciso que ressuscitemos para a verdadeira Vida.
“Quem crê em mim mesmo que morra viverá, e quem vive e crê em mim não morrerá jamais.”
Hoje é dia de Ressurreição. Queira este tempo de benção na sua vida. Este é o apelo do Pai das Misericórdias: recomece na sua história!
A nossa vida começa a ter sentido quando contamos com a graça de Deus. Nós necessitamos do Espírito Santo de Deus para correspondermos a vontade Dele na nossa vida.”
Ouça meditação na íntegra:
Padre João Marcos Polak
Comunidade Canção Nova