MÊS DA BÍBLIA

Aprenda o método de Monsenhor Jonas Abib para ler a Bíblia

Vamos fazer, juntos, o diário espiritual; é um treinamento. Quero ajudar você a fazer o seu diário, porque não nos basta apenas ler a Bíblia. O trabalho com ela se completa com o Diário Espiritual. As pessoas, em geral, têm preguiça de escrever e acham até estranho fazê-lo. Por que é preciso escrever? Não basta ler? Eu digo a você: não basta ler. A receita é escrever.

Conheça o método do Monsenhor Jonas Abib para fazer o estudo da Bíblia

Como a palavra diz, trata-se de um diário. Nós lemos a Bíblia, todos os dias, e fazemos o diário todos os dias. Comece, hoje mesmo, a fazer o seu diário: Pegue um caderno; ele vai servir exclusivamente para o seu Diário Espiritual. Ponha, no alto da página, a data e, em seguida, anote o trecho lido: 1Jo 1,2.

Aprenda o método de Monsenhor Jonas Abib para ler a Bíblia

Foto Ilustrativa: Arquivo Canção Nova

O que anotar todos os dias?

A primeira coisa que você vai anotar, todos os dias, são as promessas de Deus que você encontrou na leitura. É muito importante anotá-las. Ele as cumpre. São promessas de Deus e não dos homens. Por isso também é bom ler e riscar: fica mais fácil encontrar as promessas contidas nos trechos lidos.

Se você reparou bem, no final do capítulo 1, o versículo 9 diz: “Se reconhecermos os nossos pecados, Deus aí está, fiel e justo, para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniquidade”. É ou não uma promessa? E que promessa! Deus aí está, fiel e justo para nos perdoar os pecados. Basta-nos cumprir uma única condição: reconhecer os nossos pecados. Uma condição muito simples, não é? Vamos agora anotar. Escreva no seu caderno a palavra ‘Promessa’. Agora, copie o trecho e ponha a citação 1 Jo 1,9.

Leia mais:
.:Entenda os momentos de Jesus durante Sua Paixão
.:Palavra de Deus, um sustento real!
.:Regras de ouro para ler a Bíblia

.:Como ler a Bíblia dentro do seu contexto

Veja, então, o início do capítulo 2. Não é uma promessa? “Filhinhos meus, isto vos escrevo para que não pequeis. Mas se alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo.” É uma importantíssima promessa: podemos ter a certeza de que, se pecarmos, teremos um intercessor junto ao Pai, e esse intercessor é Jesus, o Justo. A promessa continua no versículo 2: “Ele é a expiação dos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo”. Anote, então, no seu caderno, e ponha a citação: 1 Jo 2,1-2.

O versículo 25 é bem claro, porque nele aparece a palavra ‘Promessa’: “Eis a promessa que ele nos fez: a vida eterna”. Essa é a promessa de Deus, e ela não é pouca coisa: é a vida eterna. Anote e ponha a citação.

Ordens de Deus

O segundo item que você anota são as ordens de Deus. Se são ordens, elas precisam ser cumpridas. Para isso, temos de conhecê-las.

Veja 1 João 2,15. Não há aí uma ordem? Anote então: “Não ameis o mundo, nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai”. E pode continuar no versículo 16, que complementa: “Porque tudo o que há no mundo: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procedem do Pai, mas do mundo”.

Observe que, em 1 João 2,28, há outra importantíssima ordem. Nem vou apresentá-la aqui. Encontrou? Então, anote.

Princípios Eternos

A terceira coisa que se anota no Diário Espiritual são os Princípios Eternos. A maneira mais fácil de compreender o que é um princípio eterno é aprender na prática. Veja 1 João 1,5. Temos aí um princípio eterno. Nada o mudará. Queiramos ou não, é assim, porque é assim. “Deus é luz e nele não há treva alguma.”

Continue com os versículos 6 e 7. Eles também trazem princípios eternos, os quais regem o Reino de Deus. Anote.

Veja 1 João 2,9. Não se trata de um princípio eterno? Vá em frente com os versículos 10 e 11. Percebeu? Então anote.

São, portanto, três coisas: Promessas, Ordens e Princípios eternos.

Anotar coisas muito concretas e pessoais

1 – Qual a mensagem de Deus para mim no dia de hoje? No texto que leu, você vai encontrar a mensagem que o Senhor tem para você no dia de hoje. É só prestar atenção. Em seguida, escreva.

2 – Como posso colocar isso em prática na minha vida? Como pôr em prática tudo o que você leu, tudo o que Deus lhe falou? Não tenha medo de dizer isso por escrito.

Esse é o ponto de chegada do Diário Espiritual. É cem por cento prático e concreto. Pegue a Bíblia, leia o trecho indicado e faça, em seguida, o seu diário.

Amanhã, você vai pegar o capítulo 3 e fazer o diário. Depois de amanhã, o 4 e, por fim, o 5. Em quatro dias, você faz toda a primeira Carta de São João.

Depois disso, você vai retomá-la novamente, parte por parte, e vai fazer o diário. Acredite, não será simples repetição. Haverá novidades, especialmente na mensagem de Deus e em como pôr em prática o que você leu.

Experimente e você vai ver

Eu fiz de propósito. Assim como se joga a pessoa na piscina para que ela perca o medo, eu fiz questão de colocá-lo frente a frente com o Diário Espiritual, para você se aventurar e aprender na prática. Siga em frente!

Trecho do livro: A Bíblia no meu dia-a-dia 

Deixe seu comentários

Comentário