Corrigidos, corrigir
“Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão” (Mt 7,5).
O Evangelho nos convida a uma profunda revisão de vida.
Infelizmente, temos a tendência de olhar para o outro e dar a sentença “Condenado!”. “Tal pessoa está errada”, “Ela é uma pecadora!” e por aí vai. Mas Jesus chamou atenção, Jesus foi duro em Seu ensinamento, porém Ele chamou a atenção para que a pessoa se corrigisse primeiro e depois ajudasse o outro. Parece óbvio, mas nem sempre agimos assim.
É óbvio que “para ensinar uma receita eu preciso aprendê-la, porque aprendi, posso ensinar”. Ótimo! É isso! Para corrigirmos alguém, precisamos nos corrigir.
Como é possível ensinar o caminho certo a alguém se nós trilhamos um caminho errado? Que moral temos para ajudar alguém quando nós é que precisamos de ajuda?
Enfim, precisamos ser dóceis à correção para podermos corrigir com precisão. Pois o testemunho de uma vida reta é o melhor argumento para ajudar a pessoa a sair do erro. Corrigir-se primeiro é um ato de conversão e amor a si próprio e depois ao outro.
Padre Marcio Prado
Comunidade Canção Nova
.:Veja mais
Faça uma revisão de Vida
Sim, aquele é um pecador. Mas e eu?
Não levantar falso testemunho
Não fique pelo Caminho!