No Natal é assim, nós vivemos a primeira vinda de Jesus, o nascimento d’Ele
“Pois a graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens. Ela nos ensina a abandonar a impiedade e às paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e salvador Jesus Cristo” (Tt 2, 11-13).
Meus irmãos, nós temos nessa passagem bíblica um grande anúncio. Jesus já tinha vindo, realizado a Sua missão, morrido, ressuscitado e subido ao Céu. Portanto, São Paulo não está falando a respeito da primeira vinda de Jesus, mas de Sua segunda e gloriosa vinda.
:: Não me sinto bem no Natal. E agora?
No Natal é assim, nós vivemos a primeira vinda de Jesus, o nascimento d’Ele. Mas a Igreja faz com que nós olhemos mais alto, mais para frente e fiquemos “aguardando a feliz esperança e manifestação da glória do nosso grande Deus e salvador Jesus Cristo”.
É um grande anúncio quando São Paulo diz a Tito e, portanto, a cada um de nós: “A graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens”. É tão simples, mas tão profundo e importante. Deus quer que essa salvação chegue a todos, sem exceção!
Para aqueles que se desviaram e até mesmo desonraram a família. Também para a pessoa que te “apunhalou pelas costas”, a pessoa que te feriu, que te “passou para trás”. Também para eles Deus quer a salvação.
Meus irmãos, é certo: o mesmo Jesus que veio a primeira vez, pobre humilde e simples na manjedoura de Belém, voltará com glória e poder no final dos tempos. Nós estamos esperando agora um Jesus glorioso, vitorioso, que vem para recolher o fruto da Sua salvação.
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Reitor do Santuário do Pai das Misericórdias