Devoção Reparadora

O apelo a seguir pelo caminho do céu na Mensagem de Fátima

A existência do Céu é uma verdade revelada que não pode ser negada

A mensagem de Fátima em sua integralidade é um profundo apelo a seguir pelo caminho do céu, e por isso trata-se de uma intervenção divina com caráter de perene atualidade, uma vez que convida – essencialmente – o gênero humano a abrir-se ao Redentor e acolher a salvação que Ele nos trouxe. Este é o vigésimo e último apelo explanado na obra “Apelos da Mensagem de Fátima” (2007) da autoria da serva de Deus irmã Lúcia. Para explicitá-lo, começa afirmando que “a existência do Céu é uma verdade revelada que não pode ser negada.” (IRMÃ LÚCIA, 2007, p. 196). Isto posto, alude à Sagrada Escritura mostrando que nela se encontra o fundamento desta verdade, tanto no Antigo como no Novo Testamento para que, crendo no que nela está escrito, o homem seja admitido à comunhão com Deus.

A autora evidencia a intercessão de Isaías junto de Deus em favor de seu povo, uma vez que o profeta exprime a existência do Céu quando diz: “Olhai do alto do Céu e vede de vossa santa e gloriosa morada: Que foi feito de vosso amor ciumento e de vosso poder, e da emoção de vosso coração? […] sois vós, Senhor, o nosso pai, nosso Redentor desde os tempos passados” (Is 63,15-16). Seguidamente, salienta a oração descrita no livro do Deuteronômio que de igual modo demonstra a existência do Céu com os seguintes dizeres: “Olhai de vossa santa morada, do alto dos Céus, e abençoai vosso povo de Israel, e a terra que nos destes, como jurastes a nossos pais, terra que mana leite e mel” (Dt 26,15). Entretanto, coloca em relevo as palavras de nosso Senhor Jesus Cristo verdadeiro Deus e verdadeiro Homem que, como ninguém, revelou esta realidade quando nos ensinou a rezar: “Pai Nosso, que estais no Céu, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso Reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu” (Mt 6,9-10). A irmã Lúcia recorda que, ao nos recomendar amar os inimigos, Jesus disse: “Amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos perseguem. Deste modo, sereis os filhos de vosso Pai do Céu” (Mt 5,44-45). Aduz ao anúncio das bem-aventuranças em que Ele conclui: “Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós” (Mt 5,11-12). Nesse sentido, assegura que aqueles que Deus escolheu para uma missão especial e com os quais mantêm um trato mais direto são perseguidos, para que possam dar continuidade ao mistério da cruz, que é o caminho mais seguro para se chegar ao Céu.

A partir das perícopes bíblicas destacadas, a Irmã Lúcia nos ajuda a crer e a compreender mais profundamente que a existência do Céu é uma verdade eterna incontestável, sendo esta uma realidade também evidenciada na Mensagem de Fátima pela Santíssima Virgem quando apareceu aos pastorinhos.

O anjo de Portugal

Já em sua primeira aparição (maio de 1917), a Virgem Maria, após ser interrogada de onde era, respondeu: “Sou do Céu”, e prometeu à Lúcia, ao Francisco e à Jacinta que para lá os levaria: “E eu também vou para o Céu? Sim, vais. E a Jacinta? Também. E o Francisco? Também, mas tem que rezar muitos terços.” (IRMÃ LÚCIA, 2015, p.173). Na aparição de julho (1917) ao ensinar a jaculatória que se reza na oração do santo Terço, Nossa Senhora leva-nos a pedir a Deus que leve todas as almas para o Céu: “Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno; levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem”. (IRMÃ LÚCIA, 2015, p.177). Assim sendo, pode-se afirmar que a grande preocupação de Jesus e de Nossa Senhora é que as pessoas se salvem e recebam o Céu como recompensa eterna e para isso compreendam que o caminho para lá chegar é o da oração, da renúncia e do sacrifício como bem ensinou Jesus Cristo com sua vida. O anjo de Portugal bem ressaltou estes princípios quando interpelou os pastorinhos: “Que fazeis? Orai! Orai muito! Os Corações de Jesus e Maria têm sobre vós desígnios de misericórdia. Oferecei constantemente ao Altíssimo orações e sacrifícios. […] Sobretudo, aceitai e suportai com submissão o sofrimento que o Senhor vos enviar.” (IRMÃ LÚCIA, 2015, p.177). A Santíssima Virgem ratificou o valor da oração e do sacrifício como via segura para chegar ao Céu na aparição de agosto (1917) quando, revelando sua tristeza, falou: “Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios pelos pecadores, que vão muitas almas para o inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas.” (IRMÃ LÚCIA, 2015, p.179). Logo, pode-se verificar tanto nas palavras do Anjo acima descritas, como nas de Nossa Senhora, que Deus concedeu ao homem a faculdade de colaborar com Ele na salvação tanto de sua própria alma como na salvação do gênero humano através da oração e do sacrifício.

:: Mensagem de Fátima para 2020

Em suma, pode-se afirmar que Deus não nos criou somente para este mundo em que a vida é passageira, permeada de trabalhos, dores e aflições, mas sim para fins mais elevados, como afirma o apóstolo Paulo: “Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou (Is 64,3), tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1Cor 2,9). É o amor providente de Deus que sempre vai à procura do homem convidando-o a Nele crer e a esperar em sua misericórdia, que o torna participante do Reino dos céus e o possibilita já aqui na terra experienciar de sua alegria não isenta de sofrimentos. É no “sim” a Deus de cada dia, a exemplo da Virgem Maria e dos pastorinhos de Fátima que podemos seguir pelo caminho do Céu, dado que somente deste modo encontramos o sentido verdadeiro e último de nossa existência.

Este será o tema abordado na catequese temática, que será transmitida por ocasião da Devoção Reparadora dos Cinco Primeiros Sábados, através do Instagram do Santuário do Pai das Misericórdias, no dia 5 de setembro com início às 10h. Até que acabe este tempo de pandemia, nos encontraremos através desta rede social, na certeza de que continuaremos unidos na intenção de reparar os sagrados Corações de Jesus e de Maria, tão desejosos de nos ver caminhando rumo ao Céu. Que a Santíssima Virgem e o Anjo de Portugal nos ajudem a assumir no Céu o lugar para cada um de nós reservado (Jo 14,1-2)!

Áurea Maria
Missionária da Comunidade Canção Nova

Referências

BÍBLIA de Jerusalém. Tradução de Euclides Martins Balancin et al. São Paulo: Paulus, 2002.

IRMÃ LÚCIA. Apelos da Mensagem de Fátima. 4. ed. Fátima – Portugal: Secretariado dos Pastorinhos, 2007.

IRMÃ LÚCIA. Memórias da Irmã Lúcia. 17. ed. Fátima – Portugal: Fundação Francisco e Jacinta Marto, 2015.

Deixe seu comentários

Comentário