Conheça mais sobre Santa Margarida, o instrumento usado por Deus para revelar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus
Santa Margarida nasceu em 22 de julho de 1647, filha de pais ricos e católicos fervorosos da região da Borgonha, na França. Perdeu o pai ainda muito jovem, indo junto com sua mãe para a casa de seu tio. Neste tempo, passou por inúmeras privações e dificuldades. Aos 9 anos de idade recebeu a Primeira Eucaristia e aos 22 anos, após um retiro em que preparou uma confissão geral, recebeu o Sacramento do Crisma.
“Sou um círio ardente para o Santíssimo Sacramento. Será meu maior desejo de ali consumir minha vida como um círio diante de meu Bem-amado.”
Vida religiosa
A influência católica de seus pais marcaram sua vida. Já aos 5 anos de idade, ela fez um voto de castidade. Apesar disso, seus pais não desejavam que a filha se tornasse religiosa, almejando um outro futuro e outros planos para ela.
Foi aos 24 anos de idade que entrou para a Ordem da Visitação de Santa Maria — Visintandinas, fundada por São Francisco de Sales e Santa Joana Francisca de Chantal. Acrescentando “Maria” ao seu nome de religiosa, viveu nesse tempo mortificações, penitências, sofrimento, mas uma profunda união com Jesus Eucarístico.
Tendo recebido aparições de Nossa Senhora, foi considerada louca e doente. Mesmo com as humilhações, permaneceu vinte anos na Ordem, sendo escolhida para mestra de noviças.
“No Coração de Jesus quero viver, padecer e agir de acordo com os seus desígnios e é por ele que quero amar e aprender a sofrer bem.”
Visões místicas
Aos 26 anos de idade, recebeu a primeira aparição de Jesus, enquanto estava em adoração ao Santíssimo Sacramento, e o fato se repetiria às primeiras sextas-feiras de cada mês.
No ano de 1675, Jesus aparece a ela com o peito aberto e apontando Seu Sagrado Coração. Ela será chamada a revelar as mensagens e promessas feitas pelo Sagrado Coração de Jesus, levando-a à devoção, até instituir a Solenidade na Oitava após Corpus Christi, data da aparição acima citada.
Apesar das dificuldades encontradas, da incredulidade de tantos quanto à veracidade das visões, inclusive por parte de suas irmãs, encontrou apoio no Padre Cláudio de la Colombière, jesuíta, que acreditou na mensagem divulgada por ela, ajudando a divulgar a mensagem do Sagrado Coração e pedindo que escrevesse suas experiências místicas.
Graças ao apoio de seu diretor espiritual, a Irmã Margarida Maria pôde ver a mudança de seus críticos e opositores que aderiram à mensagem por ela propagada.
“Entrego-lhe todas as minhas ações, para que delas disponha conforme sua vontade e repare as faltas que cometerei.”
Final de vida
Faleceu aos 43 anos de idade, em 17 de outubro de 1690. Em 1864, foi beatificada por Pio IX e, em 1920, foi canonizada por Bento XV.
“Querer amar a Deus sem sofrer por seu amor é ilusão.”
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus
A partir das aparições a Santa Margarida Maria Alacoque, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus foi cada vez mais impulsionada. No contexto das visões, Jesus revela a ela doze promessas.
Ao longo dos anos, a imagem do Sagrado Coração foi difundida segundo à primeira aparição recebida por ela: o peito de Jesus aberto e o dedo apontando ao Seu Sagrado Coração exposto, com a coroa de espinhos em volta.
No ano de 1856, Pio IX estende a festa do Sagrado Coração a toda Igreja, sendo que esta já era uma tradição franciscana. Em 1889, Leão XIII consagra o mundo ao Sagrado Coração de Jesus. Pio XII, após 50 anos da consagração, escreveu encíclicas recomendando a devoção.
“Queres dar-Me teu coração para fazer repousar meu amor sofredor que todo mundo despreza?”
O Sagrado Coração em nossa vida
Se recordamos as Escrituras, o Coração de Jesus foi transpassado pelo soldado após a Sua morte na Cruz. Já no alto da Cruz, no momento sublime da redenção, Nosso Senhor já abria Seu Sagrado Coração. Agora, ao revela-Lo mais uma vez, nos recorda Seu amor misericordioso por nós!
Que, por intercessão de Santa Margarida Maria Alacoque, possamos confiar e nos abandonar no Coração Sagrado de Jesus!
Sagrado Coração de Jesus, nós temos confiança em Vós!