DIA DO PERDÃO DE ASSIS

A verdadeira conversão não encontra demora para o Perdão.

Hoje, Solenidade do Perdão de Assis, em que celebramos com toda alegria a grande Misericórdia de Deus, Graça que foi concedida, primeiramente, a uma pequena porção de terra (Porciúncula) na Úmbria e que depois se estendeu a toda Igreja, dia que precisamos ressaltar sobre o que é o Perdão. Não somente sobre o que é a Solenidade de hoje, mas, também recordar-lhes que é uma das datas mais importantes para a Família Franciscana e faz parte do Estatuto que rege o Santuário do Pai das Misericórdias. Este ano as celebrações estão abertas ao público, respeitando todos os protocolos de prevenção à pandemia.

Para entendermos o essencial deste artigo, é preciso, antes de tudo entender melhor sobre a Solenidade que celebramos. Segundo o Frei Régis Daher (OFM), da Ordem dos Frades Menores, no calendário litúrgico franciscano, o dia 2 de agosto é dedicado à celebração da Festa de Nossa Senhora dos Anjos, popularmente conhecida como “Porciúncula”. E encontramos na introdução do texto litúrgico do missal e da liturgia das horas, se diz a seguinte explicação do dia:

O Seráfico Pai Francisco, por singular devoção à Santíssima Virgem, consagrou especial afeição à capela de Nossa Senhora dos Anjos ou da Porciúncula. Aí deu início à Ordem dos Frades Menores e preparou a fundação das Clarissas; e aí completou felizmente o curso de seus dias sobre a terra. Foi aí também que o Santo Pai alcançou a célebre Indulgência, que os Sumos Pontífices confirmaram e estenderam a outras muitas igrejas. Para celebrar tantos e tão grandes favores ali recebidos de Deus, instituiu-se também esta Festa Litúrgica, como aniversário da consagração da pequenina ermida (Apud DAHER).

Na meditação do Santo Padre, Papa Francisco, na Basílica de Santa Maria dos Anjos em Assis (Itália) em 4 de agosto de 2016; na ocasião o Papa disse lembrando as palavras que, segundo uma antiga tradição, São Francisco pronunciou na Porciúncula, perante todo o povo e os bispos: “Quero mandar-vos todos para o paraíso”. Que poderia o Pobrezinho de Assis pedir de mais belo do que o dom da salvação, da vida eterna com Deus e da alegria sem fim, que Jesus nos conquistou com a sua morte e ressurreição?  Aliás, disse o Papa, que é o paraíso senão o mistério de amor que nos liga para sempre a Deus numa contemplação sem fim? Desde sempre a Igreja professa esta fé ao afirmar que acredita na comunhão dos santos. Na vivência da fé, nunca estamos sozinhos; fazem-nos companhia os Santos e os Beatos – também os nossos entes queridos – que viveram com simplicidade e alegria a fé e a testemunharam na sua vida. Há um vínculo invisível – mas não por isso menos real – que, em virtude do único Batismo recebido, faz de nós «um só corpo» animados por «um só Espírito» (cf. Ef 4, 4). São Francisco, ao pedir ao Papa Honório III o dom da indulgência para quantos viessem à Porciúncula, talvez tivesse em mente estas palavras de Jesus aos seus discípulos: “Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, como teria dito Eu que vos vou preparar um lugar? E quando Eu tiver ido e vos tiver preparado lugar, virei novamente e hei-de levar-vos para junto de mim, a fim de que, onde Eu estou, vós estejais também” (Jo 14, 2-3).

Essa indulgência, válida até os nossos dias, pode ser lucrada todo dia 2 agosto pelos fiéis que, cumprindo as condições usuais, visitarem a pequena igreja da Porciúncula, na Basílica de Santa Maria dos Anjos. Porém, para os fiéis que estão impossibilitados por alguma razão de realizar essa peregrinação a Igreja concede a mesma indulgência, desde que preencham as condições necessárias que são: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Santo Padre, visitar uma igreja catedral ou a matriz paroquial e, nessa piedosa visita, recitar a Oração Dominical (Pai Nosso) e o Símbolo dos Apóstolos (Credo) e se você quiser se aprofundar mais acesse nas nossas referências o Manual de Indulgências (Indulgentiarum Doctrina, normas 15-16; Manual das Indulgências, concessão n. 65). Esse grande privilégio, também está para quem visitar piedosamente igrejas franciscanas. Lembrando que ao lucrar a indulgência nós podemos fazê-la por uma alma do purgatório ou por nós, mesmos. Se lucramos para nós, significa que as consequências dos nossos pecados, que pagaríamos no purgatório, foi extinta. Então, se caso morremos, no dia que lucramos uma indulgência plenária, não passaremos pelo purgatório. Aqui está uma explicação ainda melhor da frase que São Francisco utilizou: “Quero mandar-vos todos para o paraíso”

Agora que sabemos mais sobre a história e a indulgência devemos aprofundar ainda mais sobre a necessidade do perdão. Papa Francisco nesta mesma meditação que citamos no início do artigo disse de forma simples e singela que a via mestra a seguir para alcançar o tal lugar no Paraíso é, sem dúvida, a estrada do perdão. É difícil perdoar… Quanto nos custa perdoar aos outros! Pensemos um pouco nisto. E aqui, na Porciúncula, tudo fala de perdão. Que grande presente nos deu o Senhor ao ensinar-nos a perdoar – ou, pelo menos, a ter o desejo de perdoar –, para tocar quase sensivelmente a misericórdia do Pai! De fato, nós, cristão devemos imitar o Cristo, seguir os seus passos, Ele é nosso modelo. Se assim, nos ensinou, assim também precisamos viver e ensinar aos filhos, netos, amigos, irmãos, a todos. Quem perdoa de coração, encontra a cura, encontra a paz. Ademais, aquele que dá o perdão desterra a morte e deixa a vida mais uma vez renascer em nosso coração. Perdão é, também, abrir-se a esperança, significa que não devemos desistir de ninguém. Porque Jesus Cristo, não desistiu de nós. Como ensinou o próprio Jesus: “Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido» (Mateus 6, 12). Acrescenta o Papa Francisco que as ofensas são os nossos pecados diante de Deus, e, àqueles que nos ofenderam, também nós devemos perdoar (Cf. Meditação na Basílica de Nossa Senhora dos Anjos, 4 ago 2016).

Hoje, Solenidade do Perdão de Assis – Foto: Assessoria de Comunicação do Santuário do Pai das Misericórdias

Para entendermos melhor sobre o Perdão, não há nada que se compare ao Sacramento da Penitência! Porque Deus nos deu sacerdotes, nunca deixou faltar o perdão. Jesus nos ensinou a perdoar, mas, também nos deu o perdão sacramental, instrumento de cura poderoso. Em uma carta do século III, datada 11 junho de 452, (Carta “Sollicitudinis quidem tuae”) destinada ao Bispo Teodoro de Fréjus (França meridional), sobre o Sacramento da Penitência: 

A multíplice misericórdia de Deus veio em socorro das quedas humanas nisto, que não só pela graça do batismo, mas também pelo remédio da confissão é restabelecida a esperança da vida eterna, para que os que tiveram violado os dons da regeneração, quando por próprio juízo se acusam culpados, cheguem à remissão dos pecados; sendo que os auxílios da divina bondade estão dispostos de tal modo que não se pode obter o perdão de Deus senão pelas súplicas dos sacerdotes. “O mediador entre Deus e os homens, o homem Cristo Jesus” [1Tm. 2,5], com efeito, conferiu este poder a quantos são prepostos à Igreja, para que dêem aos que confessam uma penitência a cumprir e os admitam, purificados por salutar correção, através da porta da reconciliação, à comunhão dos sacramentos …

(Cap. 4) Ora, aos que num momento de emergência e na iminência de premente perigo pedem o socorro da penitência e portanto da reconciliação, não se deve impedir a reparação nem negar a reconciliação, pois não podemos pôr limites nem prescrever tempos à misericórdia de Deus, junto ao qual a verdadeira conversão não encontra demora para o perdão … (Cap. 5) Por isso, é necessário que cada cristão tenha presente o juízo da sua consciência, para que não vá adiando de dia em dia a conversão a Deus, nem marque o tempo da reparação para o fim da vida (…). (DENZINGER, 2006, p.115).

A multíplice misericórdia de Deus veio em socorro das quedas humanas, assim começou esta citação. E isto merece nossa meditação, se nos atermos as várias vezes, no Antigo Testamento, que Deus quis reparar a antiga aliança; isso significa que Ele quis se reconciliar conosco, a iniciativa foi dEle. Tanto que no capítulo 4, da 1º carta de São João contemplamos que “o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo” (cf. I São João, 4). Deus sempre teve a iniciativa, Ele é o motor que move todas as coisas. Mas, Ele nos deu algo que o autolimita. Nós limitamos Deus com nossa liberdade. O Dom da Liberdade é muito grande. Ao mesmo tempo que esse Dom é nosso, sabemos que foi dado por Deus e é um grande sinal de que somos criaturas com uma alma imortal (Cf. Catecismo da Igreja Católica, §1705): “Em virtude da sua alma e das forças espirituais da inteligência e da vontade, o homem é dotado de liberdade, «sinal privilegiado da imagem divina» (II Concílio do Vaticano, Const. past. Gaudium et spes, 17: AAS 58 (1966) 1037).  O Catecismo nos ajuda a entender melhor:

  • 1707 “Seduzido pelo Maligno desde o começo da história, o homem abusou da sua liberdade» (II Concílio do Vaticano, Const. past. Gaudium et spes, 13: AAS 58 (1966) 1034). Sucumbiu à tentação e cometeu o mal. Conserva o desejo do bem, mas a sua natureza está ferida pelo pecado original. O homem ficou com a inclinação para o mal e sujeito ao erro: O homem encontra-se, pois, dividido em si mesmo. E assim, toda a vida humana, quer singular quer colectiva, apresenta-se como uma luta, e quão dramática, entre o bem e o mal, entre a luz e as trevas» (idem, 1035).
  • 1708. Pela sua paixão, Cristo livrou-nos de Satanás e do pecado e mereceu-nos a vida nova no Espírito Santo. A sua graça restaura o que o pecado tinha deteriorado em nós.

    Missa das 12 no Santuário do Pai das Misericórdias, presidida pelo Frei Diego do Santuário Frei Galvão em Guaratinguetá/sp

Por isso é necessário que você tome uma decisão: perdoe! Decida-se a ser verdadeiramente um Cristão! Porque o que nos entristece são os nossos pecados, que são ofensas a Deus, ofensas ao próximo e a nós mesmos. Depois da Confissão Sacramental é vida nova! E se você tem a oportunidade encontre as pessoas, envie e-mails, mensagens, etc. Mas, se reconcilie com o próximo e se isso não for possível, que você leve tudo para a Confissão e para sua oração íntima com Jesus. Não carrega o fardo da falta de perdão! O Papa Francisco enfatizou muito quando estava na Porciúncula, em 2016, e elevou com suas palavras e creio que você já tem um bom material para fazer exame de consciência. Pense na sua morte, todos nós seremos julgados. Concluamos com as palavras do Sumo Pontífice, na ocasião supracitada: 

O problema surge, infelizmente, quando nos encontramos com um irmão que nos fez um pequeno agravo. A reação que ouvimos na parábola é muito expressiva: «Segurando-o, apertou-lhe o pescoço e sufocava-o, dizendo: “Paga o que me deves!”» (Mateus 18, 28). Nesta cena, temos todo o drama das nossas relações humanas: quando estamos em dívida com os outros, pretendemos misericórdia; mas, quando são os outros em dívida conosco, invocamos justiça. E todos fazemos assim, todos. Esta não é a reação do discípulo de Cristo, nem pode ser este o estilo de vida dos cristãos. Jesus ensina-nos a perdoar, e a fazê-lo sem limites:”Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete” (v. 22). Em resumo, aquilo que nos propõe é o amor do Pai, não a nossa pretensão de justiça. Na verdade, deter-se nesta, não nos faria reconhecer como discípulos de Cristo, que obtiveram misericórdia ao pé da Cruz apenas em virtude do amor do Filho de Deus. Não esqueçamos, pois, as palavras severas com que termina a parábola: “Assim procederá convosco meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar ao seu irmão do íntimo do coração” (v. 35).  (…) Torna-se ainda mais evidente como a estrada do perdão pode, verdadeiramente, renovar a Igreja e o mundo. Oferecer o testemunho da misericórdia, no mundo atual, é uma tarefa a que nenhum de nós pode subtrair-se. Repito: oferecer o testemunho da misericórdia, no mundo atual, é uma tarefa a que nenhum de nós pode subtrair-se. O mundo tem necessidade de perdão; demasiadas pessoas vivem fechadas no rancor e incubam ódio, porque incapazes de perdão, arruinando a vida própria e a dos outros, em vez de encontrar a alegria da serenidade e da paz. Peçamos a São Francisco que interceda por nós, para que nunca renunciemos a ser sinais humildes de perdão e instrumentos de misericórdia. (PAPA FRANCISCO, 2016). 

 

Guilherme Razuck
Seminarista Comunidade Canção Nova

Deixe seu comentários

Comentário