CHAMADO DE DEUS

A sua vida é uma vocação!

A vocação abrange muito mais do que apenas o sacerdócio ou a vida religiosa. Vocação pode se referir a qualquer chamado de Deus e ela se divide em três níveis:

1. Vocação Universal:
Este primeiro e mais alto nível de vocação pertence a cada pessoa humana, simplesmente porque fomos criados por Deus. É o chamado para conhecê-Lo, amá-Lo e servi-Lo. Ou, em uma palavra, santidade.

Por isso, na Igreja, todos […] são chamados à santidade, segundo a frase do Apóstolo: “Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação (1Ts 4, 3)” (Lumen Gentium 39).

2. Vocação primária:
Existem três caminhos para a vocação primária – matrimônio, ordens sacras e vida consagrada. Cada um deles nos chama a amar o próximo. Para os casais, esse próximo refere-se ao cônjuge, para o clero é a Igreja e para os religiosos é sua comunidade. Este próximo é especial porque o chamado para amá-los é permanente e intransferível – selado com voto ao pé do altar.

Santuário do Pai das Misericórdias – Foto: Wesley Almeida / cancaonova.com

3. Vocação secundária:
A vocação secundária é como você usa seus dons e talentos a serviço de Deus e dos outros enquanto vive sua vocação universal e primária. Existem quatro áreas onde somos chamados a viver nossa vocação secundária. Em casa, somos chamados a amar nossos familiares.

Na Igreja, podemos estar envolvidos na paróquia ou nos ministérios diocesanos e universitários. Nosso compromisso com a Igreja reflete nossa convicção de sua missão – levar Cristo a toda a humanidade.

Na sociedade, a maioria de nós exerce uma profissão, seja como estudantes ou adultos que trabalham. O trabalho nos molda, nos refina e nos leva a descobrir e aprimorar nossos dons naturais. Permite-nos amar, tornando-se um meio pelo qual podemos servir a nossa família, clientes, vizinhos e comunidades. Por meio disso, o trabalho se torna um meio de dar nossa vida a Deus . Também podemos servir a sociedade praticando as obras de misericórdia corporais e espirituais.

A última área da vocação secundária consiste em suportar pacientemente as provações da vida. Por causa da Cruz de Cristo, o sofrimento pode ser redentor.

Veja mais:
A santidade é o ingresso para o Céu
O valor do Sacramento do Matrimônio

Dia do padre
Lumen Fidei, documento do Papa Francisco
Sessão temática sobre as obras de Misericórdia corporais e espirituais

Kaíque Duarte
Seminarista Comunidade Canção Nova