FORMAÇÃO

Vida Consagrada ao Celibato

“Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi a vós e vos constituí para que vades e produzais frutos, e o vosso fruto permaneça.” (Jo 15,16)

Esse versículo é o lema do meu Celibato, pois tenho plena e alegre consciência de que fui chamada e escolhida por Deus. Por minhas próprias forças, jamais teria condições e coragem para assumir a vida consagrada ao Celibato. A graça da consagração passa pela escolha de Deus. Ele chama quem Ele quer, Ele constitui e envia os escolhidos para produzir frutos para o Seu Reino.

 

Foto: Cathopic by @marthaartess

Portanto, a Vida Consagrada conduz um(a) escolhido(a) a uma intimidade com o Senhor da Messe a tal ponto que gera vida em si mesmo e naqueles que estão a sua volta…. É bem verdade que exige sangue, suor e lágrimas, mas, em contrapartida, desenvolve-se as virtudes necessárias para santidade e verdadeira alegria, que só pode vir do Céu. Somos chamados a identificarmos com o Senhor Ressuscitado, principalmente na liberdade interior, onde é a habilitação da Trindade Santa.

Portanto, a nós consagrados ao Celibato cabe, pela graça de Deus, o auxílio da Virgem Santíssima e de São José, conservar o propósito firmado com Jesus Cristo a quem damos o coração, por isso somos Sua pertença. É essa linda aventura que Deus colocou no coração do nosso pai fundador, padre Jonas Abib. Ao seu tempo, estabeleceu-se na comunidade através dos testemunhos de irmãos e irmãs que vivem com generosidade o dom recebido por Deus.

Cito trecho dos Nossos Documentos que nos direcionam na caminhada com entusiasmo, disposição e grande alegria, pois são virtudes próprias da Vida Celibatária. 1495 3. Inicio recordando o artigo 108 de nosso primeiro Estatuto: O celibato é um dom. A iniciativa é de Deus que cria a pessoa para este estado de vida. Pelos sinais dos acontecimentos, a pessoa se descobre assim chamada por Deus. Dócil à descoberta feita, a pessoa assume com generosidade. (Estatuto Semente, art. 108) 1496 4. De fato, o celibato é um dom. Primeiramente, um dom para a própria pessoa que recebe esse convite especial da parte de Deus, um chamado a ser toda d’Ele, exclusiva d’Ele. Que Deus conserve em nós a fidelidade ao Carisma no estado de vida que assumimos de coração livre e indiviso a Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém!

Deixe seu comentários

Comentário