2 de fevereiro: o Dia do Consagrado

Festa da Apresentação de Jesus no Templo

“No dia em que se comemora a Festa da Apresentação do Senhor, também se comemora Nossa Senhora das Candeias, exatamente por ter Jesus como Luz do mundo. Ela, a Virgem Maria, apresentou, juntamente com seu esposo, São José, Jesus ao templo.

Na leitura do profeta Malaquias, foi anunciado alguém (João Batista) que iria preparar o caminho, porque “de repente, entrará em seu Templo o Senhor, que vós procurais” (3,1b). Realmente assim aconteceu. João Batista preparou o caminho e eis que veio Jesus, o Senhor. O profeta ainda anunciava o grande poder do Senhor. Sua vinda foi para a purificação dos filhos de Levi e é para purificar o povo de Deus.

Jesus é o Rei da glória, como cantou o salmista: “Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, a fim de que o Rei da glória possa entrar! O Rei da glória é o Senhor Deus do universo” (23,7.10b). Jesus entrou no Templo de Jerusalém, foi levado por Seus pais, pois, conforme a tradição judaica, o primogênito era oferecido ao Senhor. Os pais de Jesus, piedosos como eram, seguidores da Lei, cumpriam com a Lei e ofertaram ainda um par de pombinhos, pois eram pobres.

Ao ser ofertado, dois idosos louvaram a vinda do Menino. Simeão louvou e profetizou que Jesus seria causa de contradição; disse que uma espada de dor iria transpassar a alma de sua mãe, Maria. A outra idosa, Ana, uma profetisa do templo, louvou e começou a falar do Menino e da libertação que traria para o povo do Senhor.” Assim nos explica padre Márcio Prado, vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias.

Canção Nova, uma vida de consagração a Deus

2compromisso

Membros da Comunidade Canção Nova realizando o Ato de Compromisso (Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com)

Esse dia também se tornou marcante na Igreja, sendo instituído, em 1997, pelo Papa João Paulo II, como o Dia do Consagrado.

Na Comunidade Canção Nova, Associação Internacional Privada de Fiéis, o primeiro compromisso dos seus membros foi realizado no dia 2 de fevereiro de 1978; e assim tem sido renovado sempre nesta data tão importante para nós, enquanto consagrados e enquanto Igreja.

Neste dia 2 de fevereiro de 2017, Willian Silva Guimarães irá renovar seu ‘sim’ a Deus, no seu 2º ano de compromisso temporário na Comunidade Canção Nova. Ele partilha como é este dia para ele, depois do que viveu no ano de 2016.

Um compromisso afinado na dor

“A experiência da dor e do sofrimento traz em si a capacidade de dilatar o coração para um amor ainda mais intenso e generoso. Os frutos das nossas tragédias humanas possuem a eficácia de formar em nós uma entrega de vida diferente, marcada pela maturidade e resiliência.

A renovação do meu compromisso com o Senhor, dentro da Comunidade Canção Nova, reveste-se, neste ano, de um renovado significado para minha vida e vocação. Após a experiência do acidente e da superação, vivida há alguns meses, hoje percebo o quanto as dores e as dificuldades sofridas tornaram-se um impulso para a minha entrega a Deus na Canção Nova. Pude ver a mão de Deus que, com imensa sabedoria, foi transformando aquela tragédia em vida nova e em santidade, para mim e para toda a Comunidade Canção Nova.

Willian Guimarães (Seminarista Comunidade Canção Nova)

Willian Guimarães (Seminarista Comunidade Canção Nova)

Os sofrimentos são preciosas visitas de Deus em nossa vocação e precisam ser entendidos assim, como verdadeiras e belas visitas do Senhor. Assim eu vivi este tempo, e com essa certeza renovo o meu compromisso: com plena consciência de ter em mim um coração dilatado no amor a Deus e aos irmãos.

Nenhuma dor passa por nós sem antes dar ao coração a capacidade de um amor mais pleno e mais real. Hoje, percebo em mim essa graça de amar ainda mais a Deus e a minha comunidade, com uma disposição maior para a missão e para doar a minha vida nesta obra de Deus, que é a Canção Nova.

Felizes de nós quando descobrimos o valor dos sofrimentos e entendemos a eficácia sobrenatural que eles portam. Somente um coração assim poderá sorrir, mesmo quando as lágrimas são inevitáveis. Bem-aventurados os consagrados ao entenderam que a dor torna-se fecunda quando é oferecida a Deus em prol da salvação do mundo. Assim, hoje, eu renovo o meu compromisso com a Comunidade Canção Nova.

Olhando para tudo o que vivi e para o que me resta pela frente, entendi que alegria e dor andam juntas na nossa vida de consagração, e que eu sou feliz mesmo quando visitado pelo sofrimento. Feliz, porque trago em mim a marca de Deus, a marca da consagração, porque trago o Seu amor e a Sua presença.

Ser Canção Nova é, todos os dias, cantar um canto novo. Um canto afinado pela dor e pela limitação, mas que, a cada dia, se torna mais belo e agradável ao Senhor, que nos escolheu para ser no mundo uma melodia de alegria e salvação.

Em oração por você!”

Pela consagração, o homem se torna uma especial pertença de Deus. O Senhor o separa para Si, o adquire para Si. Ele vive para Deus. É posse exclusiva de Deus. Ele é de Deus, exclusivo de Deus. Não pertence a mais ninguém, nem a si mesmo.” (Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova)

 

Maria Clara Olea
Comunidade Canção Nova

 

Deixe seu comentários

Comentário