Como está sua confiança em Deus?

A confiança como fruto de uma experiência de amor

Etimologicamente, a palavra latina “confiança” está relacionada à ideia de segurança, certeza e fé em algo ou alguém. Como disse o salmista, nós que cremos em Deus podemos também proclamar: “A minha confiança está no nome do Senhor, que fez o céu e a terra” (Sl 145(146)). Essa atitude de confiar em Deus permite que Ele tenha o direito de cuidar de cada um de nós, uma vez que é o nosso Pai. Confiar em Deus é depender exclusivamente d’Ele, porque Ele, sempre e em tudo, tem o melhor para nós.

:: A confiança na Pessoa do Pai

Em Santa Teresinha do Menino Jesus, a confiança em Deus é uma das suas mais fortes características, ou melhor, a base constituinte e mais importante de toda a sua espiritualidade. A santa carmelita escreve em uma de suas cartas de 1896: “Só a confiança e nada mais do que a confiança tem de conduzir-nos ao Amor”. Ela confiava cegamente em Deus, a ponto de nada mais chamar a sua atenção nesta terra, e assim entregar-se definitivamente a este amor na mais tenra idade de 24 anos. O Papa João Paulo II a declarou doutora da Igreja como perita da «scientia amoris» “Ciência do amor”.

Foto ilustrativa: jcomp on Freepik

A vida de Santa Teresinha nos ensina a confiar em Deus. A “infância espiritual“, que era uma expressão de sua profunda confiança na misericórdia e no amor de Deus, continua a inspirar e a tocar os corações de milhões de pessoas ao redor do mundo. Por isso, se você percebe que está com a sua confiança em Deus fraca ou até mesmo abalada, recorra a esta santa. Por meio da simplicidade com que ela se relacionava com Deus “na confiança e no amor”, podemos perceber que o amor filial gera um fruto, que é a confiança. Em outras palavras, isso significa que, à medida que tomamos consciência de que somos amados por Deus e, neste amor, devemos viver, nos abrimos em total confiança. Não é verdade que você só confia em quem conhece? Pois bem! Em que grau está a sua confiança em Deus hoje?

Fazer um exame de consciência e, assim, se preparar para uma boa confissão diz daqueles que, assim como Santa Teresinha, querem voltar para este amor e confiar plenamente em Deus. Reze, neste momento, a oração que o Padre Pio fazia a Deus para lhe suplicar confiança:

Ó Senhor, nós Vos pedimos a confiança ilimitada na Vossa misericórdia divina e a coragem de aceitar as cruzes e os sofrimentos que trazem imensa bondade às nossas almas e à da Vossa Igreja.

Ajuda-nos a amar-Vos com um coração puro e contrito, e a humilhar-nos sob a Vossa cruz, enquanto escalamos a montanha da santidade, carregando a nossa cruz que conduz à glória celestial.

Que possamos receber-Vos com grande fé e amor na Sagrada Comunhão, e permitir-Vos agir em nós, como Vós desejais, para a Vossa maior glória. Ó Jesus, coração mais adorável e fonte eterna do Amor Divino, que a nossa oração seja acolhida perante a Divina Majestade do Vosso Pai Celestial.

Amém.

Deixe seu comentários

Comentário