FORMAÇÃO

Oitava de Páscoa, comemorar e nos comprometer com o Ressuscitado!

Comemorar a Páscoa e sua oitava é comemorar o centro de nossa fé

Há, na liturgia, dois tempos em que a Igreja celebra por oito dias sua solenidade, no Natal e na Páscoa. Qual o intuito?

Prolongar a comemoração daquele evento por oito dias, tanto o Natal quanto a Páscoa, são festas que marcam profundamente a nossa fé. Na primeira solenidade e seus oito dias, comemoramos o nascimento de Jesus, o Salvador nos foi dado, a Salvação entrou no mundo. Será que tal evento não merece ser comemorado por mais dias? Na segunda solenidade, comemoramos Jesus Cristo, que se ofereceu em sacrifício obediente ao Pai, sacrifício que nos dá o Céu.

:: Um dia será um Domingo para sempre. É Páscoa!

Da mesma forma, por oito dias, fazemos festa pelo dom da Salvação através do Mistério Pascal. Quando comemoramos a oitava de Páscoa, ouvimos, nestes oito dias, os relatos da Ressurreição do Senhor, suas aparições aos discípulos, lemos que os discípulos tiveram medo, duvidaram, tardaram em crer (cf. Lc 24,13-34). Mas, por outro lado, também escutamos que, a partir do encontro com o Ressuscitado, eles se tornaram ousados, corajosos e partiram para vários lugares para anunciar o Cristo vivo, obedecendo o seu mandato (cf. Mc 16,15).

Foto: Cathopic by @yomismo

Comemorar a Páscoa e sua oitava é comemorar o centro de nossa fé, Jesus Cristo morto e ressuscitado pelo Pai para nossa salvação.

Comemoramos o Deus vivo que venceu a morte, venceu o pecado; comemoramos o Deus encarnado que passou por este mundo fazendo o bem, que ensinou as coisas do Alto, e que nos ensinou a viver o compromisso de amar os irmãos aqui na Terra. Nos dias da oitava de Páscoa, sendo possível, organize-se para participar, todos os dias, da Eucaristia, é uma riqueza ouvir os textos sagrados que falam da Ressurreição, trata-se de um grande momento da Igreja, aliás, O Grande momento, a razão da nossa vida é a Páscoa do Senhor.

Oito dias intensos, oito dias para relembrar um novo tempo na humanidade, pois, em sete dias, o Pai criou todas as coisas, e, na plenitude dos tempos (cf. Gl 4,4), ele enviou o Seu Filho que, no oitavo dia, “o primeiro da semana” (cf. Mt 28,1; Mc 16,9; Lc 24,1.13; Jo 20,1.19;), iniciou uma Nova Criação. Sim! Na Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus renascemos em definitivo para a eternidade. Enfim, comemorar a Páscoa e sua oitava é comemorar a vitória de Jesus Cristo, é comemorar que a condenação foi abolida pelo Sangue precioso de Jesus; comemorar a oitava de Páscoa é ainda viver o nosso compromisso de uma vida nova, viver nosso batismo, viver uma vida doada a Deus e aos irmãos até que o Senhor retorne em definitivo.