Quem é meu verdadeiro amigo?

Com este texto, quero levá-lo a fazer uma reflexão e verificar quem, de verdade, é seu verdadeiro amigo.

“O amigo ama em todo tempo: na desgraça, ele se torna um irmão.” (Provérbio 17,17)

Crédito: Wavebreakmedia / by Getty Images

Este provérbio descreve, em seu sentido mais puro, um relacionamento que tem como centro o próprio Cristo, baseado principalmente no amor a Deus e ao próximo.

“Um amigo ama em todos os momentos”

Um verdadeiro amigo cristão amará seu amigo em todo e qualquer tipo de situação. Amar significa cuidar, ajudar, ouvir, cobrir uma ofensa, ser paciente, nunca invejar ou vangloriar-se (1 Cor 13,4-7). Amar significa dar a vida pelo outro se preciso for. Esse tipo de amor e amizade só pode ser sobrenatural, palavras não conseguem expressar. Significa também falar a verdade, com amor, quando for necessário, porque o verdadeiro amigo não fala o que o outro quer ouvir, mas o que ele precisa ouvir. (Ef 4,15). 

Nós cristãos devemos procurar amar a Deus mais do que aos amigos (2 Coríntios 8,5), para que possamos ser amigos verdadeiros e amar “em todo o tempo”. Quanto mais eu sou de Deus, quanto mais me sinto amado por Deus, mais capacitado estou para me lançar, para amar o outro e me doar para ele. Provérbios deixa claro que a verdadeira amizade está baseada no amor, pois somente o amor resiste às provas pelas quais os amigos passam ao viver juntos, e os que são amigos de verdade sabem do que estou falando.

Leia também:
:: Celebre a amizade com Deus
:: Se faltar amor de nada valeria
:: Onde está o teu irmão?

“O amigo ama em todo tempo: na desgraça, ele se torna um irmão.” (17,17). É possível ter muitos conhecidos, mas nenhum amigo verdadeiro. “O homem cercado de muitos amigos tem neles sua desgraça, mas existe um amigo mais unido do que um irmão” (18,24). Essa amizade precisa ser cultivada e desenvolver raízes profundas. É como uma planta que precisa de alimento, de cuidado, de atenção, senão morre.

Nós devemos ter um cuidado especial na escolha de amigos. As amizades baseadas em dinheiro ou no pecado estão fadadas a ser decepcionantes, mas as amizades baseadas no amor de Deus, na caridade, que nada espera em troca, essas tendem a ser duradoras, porque tem o Senhor como centro.

“Um amigo ama em todos os momentos”

O verdadeiro amigo ama seu amigo na prosperidade e na adversidade. Sim, ele é mais do que um amigo! Na necessidade, ele é um irmão.

Agora é com você: Na sua lista de amigos, deve ter aquele que é, de verdade, seu verdadeiro amigo. Consegue identificar?

Deus abençoe você a sua amizade construída na fé!

Ritinha
Missionária da Comunidade Canção Nova

Deixe seu comentários

Comentário