'Aceite Jesus como o seu Salvador', exorta Mons. Jonas Abib

Monsenhor Jonas Abib celebra Missa da Vigília de Natal

Confira a homilia em vídeo e em texto:


“Meus irmãos, essa é a grande verdade: uma simples criancinha que nasce – Ele era um bebê – mas hoje Ele é o Salvador, o Cristo, o Senhor. E é Ele que renasce e quer renascer no coração de cada um, quer renascer na casa de cada um, na família de cada um. Ele quer renascer nas nossas cidades, Ele quer renascer neste nosso Brasil tão necessitado; Ele quer renascer no mundo. Hoje nasceu no mundo o Salvador que é Cristo, o Senhor.

Deixa a Luz entrar em sua casa

Na primeira leitura, a Palavra nos dizendo: ‘O povo que andava nas trevas viu uma grande luz, para os que habitavam nas sombras da morte [veja bem], uma luz resplandeceu’. E eu volto a dizer: isso é para nós agora. Não é mais passado, é presente. O povo que anda na escuridão viu uma grande luz. Para os que habitam agora nas sombras da morte uma luz resplandeceu: basta nós aceitarmos! Basta que aqueles que vivem no alcoolismo, nas drogas, numa vida promíscua, aqueles que andam longe de Deus, aqueles que se opõem a Deus; basta que eles aceitem e abram uma fresta que isso vai acontecer: o povo que anda nas trevas, na escuridão viram uma grande luz. Está vendo agora uma grande luz, tem toda a possibilidade de ver uma grande luz. O que habitam na sombra da morte (vejam o pesado dessa palavra), para eles, uma luz resplandece.
Nós pedimos, Senhor, entra nas nossas vidas! Eu estou pedindo que o Senhor entre nas nossas vidas. Você que está aqui [no Santuário] e você que está nos acompanhando, entra, Senhor, nessas vidas. Tu és o Salvador! Hoje nasceu para nós o Salvador que é Cristo, Senhor.
Entra, Senhor, nestas casas, nestas famílias, entra na família de cada um dos meus irmãos e irmãs que estão aqui, dos meus irmãos que estão me acompanhando, entra como essa Luz que resplandece, que muda tudo e transforma todas as coisas, que faz novas todas as coisas. Entra, Senhor, com a Tua obra porque a Tua obra é de Cristo, Senhor.
Cristo é o Messias, o Ungido. Salvador: Ele veio para salvar você. Ele não quer que você se perca de jeito nenhum. Por isso que Jesus veio e Se faz presente agora no Natal. Diz ainda a Palavra: ‘Porque nasceu para nós um menino, foi nos dado um filho. Ele traz nos ombros a marca da realeza’. Ele é Rei! Ainda recém-nascido, traz a marca da realeza. Ele é Rei e continua sendo Rei! Agora mais do que nunca, Ele é Rei! ‘O nome que lhe foi dado é Conselheiro Admirável, Deus Forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da Paz.’

Proclamação do Evangelho na Missa da Vigília do Natal

O Salvador nasce numa manjedoura

No Evangelho que foi proclamado, dizia: ‘Aconteceu naqueles dias que César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de toda a terra’. Com isso, cada um tinha que voltar à sua terra natal. Foi o que aconteceu com José e Maria. Eles eram da família de Davi, de Belém. Eles tiveram de sair de Nazaré, na Galileia, para a Judeia. Foi uma longa viagem… Esse era um orgulho de César Augusto pois o recenseamento era para saber quantas pessoas ele tinha sobre o seu domínio e deveriam pagar impostos. Mas isso que era orgulhoso e interesseiro foi providencial porque as profecias anunciavam que o Messias devia nascer em Belém. Mas José e Maria moravam em Nazaré. Foi lá que o Anjo apareceu para Maria. Por causa desse recenseamento foram para Belém e lá acontece o nascimento. Há algo interessante: eles não encontraram lugar para eles na hospedaria. Nós pensamos que hospedaria era hotéis, pousadas… Não. Hospedaria para eles era um lugar como o camping, bem grande, cercado de pedras, onde as pessoas iam chegando com os seus animais e carroças, tentando encontrar o seu lugar.
Quando José viu aquela situação ele percebeu: ‘Não é possível! Maria não pode dar à luz aqui neste lugar, nessa confusão’. Ele sabia bem que a criança que havia de nascer de Maria era o Salvador, o Cristo Senhor. Por isso, eles vão procurar um lugar, uma casa. Passam casa por casa; Belém está lotada. Mas uma família bondosa acaba doando a eles um lugarzinho, coberto, onde ficavam os animais e onde havia uma manjedoura. Hoje, cantamos com muito romantismo – ‘manjedoura de Belém’ – mas era o lugar onde os bois e os cavalos comem. Cederam aquele lugar para eles. José vai pegando o capim e o feno para colocar na manjedoura. José faz o bercinho para Jesus. Maria cobre com os paninhos e ali depositaram Jesus, na maior pobreza, aquele que era o Senhor do Céu e da Terra.

Verdadeiramente, aceite Jesus!

Importante é que, quando o menino nasce, os pastores dos campos próximos a Belém, pobres, estavam juntos às suas ovelhas. O Anjo do Senhor lhes aparece e anuncia: ‘Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria que será para todo o povo: hoje, nasceu para vós um Salvador que é o Cristo, Senhor.’ Não tenhais medo!
Meus irmãos, o Senhor faz isso hoje para nós, para a sua família, para a sua casa, para as pessoas doentes da sua casa, desviadas da sua casa, no alcoolismo, nas drogas, numa vida ‘desbaratada’, muita gente na maldade. Talvez haja pessoas aqui ou nos acompanhando que tem familiares seus na prisão. Para eles todos: ‘Não tenhais medo. Eu vos anuncio uma grande alegria: hoje, nasceu para vós um Salvador que é o Cristo, Senhor.’ Ele é o Cristo, o Senhor! Ele é o Messias, o Salvador! Ele é o Senhor! No Natal, é importantes que aceitemos Jesus como Nosso Senhor e Salvador! Meu irmão, minha irmã, aceite Jesus como seu Senhor, seu Salvador. Se já aceitou, renove essa aceitação agora no Natal porque a graça da salvação se renova. O nosso crescimento, uma vez que aceitamos Jesus como Senhor e Salvador, essa graça se renova, aumenta, cresce. Aceite Jesus. Talvez você aceitou e deixou por mim razões: por causa das pessoas da igreja, dos padres, acabou largando. Hoje é o dia de reconciliar-se com o Senhor! Mesmo que seja um padre, deixe o padre para lá; o juiz dele é o Senhor. Reconcilia-se com Aquele que é o Senhor, Cristo Salvador. Não deixa para amanhã: faça isso hoje na noite de Natal. Volte e aceite Jesus como seu Senhor e Salvador.

 

Vem, Espírito Santo!

É lindo que, quando nós aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador, o Espírito Santo já vem e quer entrar na nossa vida porque o Pai, o Filho e o Espírito Santo são muito unidos. Na obra de salvação, Jesus e o Espírito Santo estão unidíssimos. Na hora que abrimos a fresta aceitando Jesus como Senhor e Salvador já vem o Espírito Santo. Ele quer entrar na sua vida. Uma expressão da Bíblia é esta: Jesus quer batizar você no Espírito Santo. Tivemos o nosso Batismo enquanto criança. Mas o batismo no Espírito Santo é essa entrada do Espírito Santo em nós, na nossa vida, na nossa casa, nos nossos afazeres, na nossa profissão… Se já tiver recebido esse batismo no Espírito Santo e deixou de lado, se esqueceu, hoje é o dia de pedir de novo, se abrir para que o Espírito Santo entre nas nossas vidas.”

Deixe seu comentários

Comentário