Eu sou um escolhido que vive a caridade

Escolhido que vive a caridade

4º Domingo do Tempo Comum

Jr 1,4-5.17-19; Sl 70; 1Cor 12,31-13,13; Lc 4,21-30

O Senhor sempre surpreende com o seu jeito de chamar e de amar o homem. Jeremias foi olhado por Deus com agrado, era um jovem temente ao Senhor, mas mesmo na aparente imaturidade ele foi um escolhido, foi eleito desde antes do nascimento para ser profeta das nações. Na lógica humana muitas vezes isso é inconcebível; como pode um jovem ser profeta? Profetizar, poderia-se dizer, exige maturidade, uma vida longa de intimidade com Deus e uma vida longa significa também um tempo cronológico onde a pessoa estuda e persevera nas coisas do Alto. Ao escolher Jeremias, o Senhor mostra seu carinho por aqueles que o mundo não dá nada.

 

escolhido

 

Jesus Cristo, o Profeta

Jesus Cristo, o Ungido do Pai, o Salvador da humanidade, no Evangelho, após ter lido a profecia de Isaías, que relatava justamente seu ministério de libertar os cativos, de dar vista aos cegos, de anunciar o ano da graça foi incompreendido e perseguido. Jesus assumiu o porque veio, e assim foi mal visto, mal tratado. Os seus adversários sempre queriam apanhá-lo em alguma palavra.

O Cristo Senhor teve a coragem de assumir o ministério que o Pai o confiou, por isso incomodou. Ainda dizia que o profeta não era bem vindo em sua pátria. E Jesus fez questão de lembrar dois personagens bíblicos que a princípio eram excluídos: a viúva de Sarepta e Naamã, o sírio. Pessoas que não eram “dignas”, mas o Senhor as tornou dignas, e essas foram alvos do amor de Deus. Deus pode e muitas vezes está com pessoas e em situações que nem poderíamos imaginar.

Leia mais:

:: Chamado a ser profeta
:: Sejamos jovens e profetas com a vida
:: Deus envia profetas para encontrarmos a Sua Palavra

Passos para se assumir

O primeiro passo é acolher o profeta jovem. Jesus é o profeta jovem, O cheio da graça. Jesus é a Palavra, e da Palavra, não duvidar que ele é o Senhor. Ele é o Senhor que foi rejeitado mas que prosseguiu o caminho. (Lc 4,30)
O segundo passo é assumir o que é. Jesus assumiu a sua filiação divina e não temeu as autoridades que infelizmente estavam cegas e insensíveis ao ponto de não perceberem que ali diante deles estava o cumprimento das Escrituras. No entanto Jesus mesmo com a rejeição se mostrou firme e decidido, não arrefeceu e assumiu mesmo que veio para inaugurar um novo tempo. Tempo de amar o homem e de morrer por ele para salvá-lo.
Terceira e última lição assumir o Cristo Jesus escolheu cada homem, que o dotou de dons, que cada homem deve ante toda perseguição não temer em ser o que se deve ser e viver, viver como um filho de Deus. Viver como Filho de Deus tendo Jesus como Salvador e saber enfrentar as perseguições sem deixar de olhar para meta que é o céu.

E eu?

Por fim, cada filho de Deus, cada cristão, conseguirá viver bem nesse mundo se colocar Deus em primeiro lugar, se Ele estiver no devido lugar. Se Deus está em primeiro lugar, então tome posse de que é um escolhido. Como escolhido e ungido pela graça do Alto
ir em frente na prática da Palavra e dos dons e carismas, onde o maior dom e dom que jamais acabará é a caridade.

Senhor, dá-nos a graça de tomarmos posse da escolha que fizestes por nós, dá-nos a graça de assumirmos tal filiação e que a nossa conduta seja externalizada na prática dos dons e do grande dom, a caridade.

Acesse a liturgia do dia.

 

Pe-Marcio-José-do-Prado-VICE-REITOR

Padre Marcio Prado
vice-reitor do Santuário do Pai das Misericódias

Deixe seu comentários

Comentário