Façam poucas coisas, mas as façam bem

Padre Bruno Costa Foto: Bruno Marques/cancaonova.com

Evangelho (Mt 19,16-22)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” Jesus respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, e ama teu próximo como a ti mesmo”.

O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. Que ainda me falta?” Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Façam poucas coisas, mas as façam bem. Observar os mandamentos consiste nisso

Do Antigo ao Novo Testamento, vemos a grande manifestação de Deus para com Seu povo. Porém, o povo escolhido é, também, um povo de cabeça dura! E, nós, assim como esse povo de cabeça dura, igualmente nos esquecemos daquilo que é essencial: esquecemos do amor de Deus, mas o Senhor jamais se esquece de nós.

Jesus, através da Sua morte na Cruz, nos redimiu e abriu esse acesso ao Céu. Ele nos dá a vida eterna. E o Evangelho da Liturgia de hoje é muito concreto para conosco: aquele jovem aproxima-se do Senhor e lhe pergunta o que deveria fazer de bom para possuir a vida eterna. E a resposta de Jesus é clara: “Observa os mandamentos”.

Meus irmãos, façam poucas coisas, mas as façam bem. Observar os mandamentos consiste nisso. O Senhor nos direciona aos mandamentos de Deus. Orienta-nos para que vivamos neles. E o que o Senhor diz, neste Evangelho, não é nenhum absurdo. Ou você acha que “não matar” é algo complicado de se cumprir?

Chamados à perfeição

Estamos no mês de agosto, mês vocacional. E vocação é chamado. O Evangelho de hoje traz algo muito importante, a partir daquilo que Jesus disse àquele jovem: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. Meus irmãos, todos somos chamados à perfeição que é a santidade!

Não devemos, meus irmãos, ajuntar tesouros aqui na terra, mas sim no céu. O Senhor nos chama à perfeição da santidade. Mas, para isso, é necessário que haja despojamento da nossa parte. Essa é a lógica do Evangelho! E a lógica do Evangelho é totalmente diferente da lógica do mundo. A lógica do Evangelho nos ensina que devemos deixar as noventa e nove ovelhas para ir em busca daquela única ovelha que se extraviou.

Leia mais:
.:Os dez mandamentos em perguntas simples e diretas
.:Como seguir os passos dos santos e viver uma vida de santidade?
.:Posso ser cristão sem uma contínua conversão de vida?

Meus irmãos, nós queremos ser santos! Almejamos a santidade. Você nasceu para ser santo. Amados, Jesus está voltando! E, por isso, não podemos brincar com a nossa salvação. Precisamos buscar com seriedade a nossa perfeição. Precisamos lutar por isso e fazer a nossa parte, na certeza de que Deus sempre fará a parte dele.

Somos pecadores, é verdade! Mas queremos ter o nosso olhar sempre voltado ao que é essencial. Nossa vida pertence a Jesus Cristo. Que Ele nos conceda um coração despojado, capaz de acreditar que Ele está no controle de todas as coisas em nossa vida.

Transcrição e adaptação: Alexandre Oliveira

Deixe seu comentários

Comentário