Nossa História

Santuário do Pai das Misericórdias celebra 10 anos

Celebramos 10 anos de história do Santuário do Pai das Misericórdias, a concretização de uma profecia: “Entramos no tempo da Misericórdia”

 

Oficialmente, o Santuário do Pai das Misericórdias foi dedicado no dia 05 de dezembro de 2014. Recordamos, nesse dia, a sagração do Santuário que foi marcada por três momentos importantes: a aspersão da água benta sobre o Altar e as paredes da nova igreja em sinal de consagração a Deus; a unção do Altar e das paredes com o óleo do Crisma; e, por último, todo o local foi incensado, um gesto de reverência e oração. 

História que teve inicio bem antes de 2014 com sua abertura oficial. Desde 2002, quando Padre Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, teve a inspiração de construir uma Igreja para manifestar a misericórdia de Deus, a história do Santuário do Pai das Misericórdias começou a se concretizar. Em 2007 o que era uma inspiração, teve sua pedra fundamental erguida, um gesto simbólico de uma caminhada de fé para a construção desse local consagrado a Deus. As obras tiveram inicio em 09 de julho de 2008. Em 2011, dois fatos marcantes aconteceram: a primeira, no dia 14 de setembro de 2011, dia da celebração da exaltação da Santa Cruz, o símbolo do cristianismo, a cruz, foi erguido no topo da construção. E, no dia 21 de dezembro de 2011, a Igreja do Pai das Misericórdias recebe o título de Santuário. Dom Benedito Beni dos Santos, na época bispo da Diocese de Lorena/SP, deu o título de Santuário à Igreja do Pai das Misericórdias.

O Pai das Misericórdias revela a face de Deus que vem ao nosso encontro

Para Dom Beni, esse Santuário celebra, solenemente, a festa do padroeiro, O Pai das Misericórdias,  na festa da Santíssima Trindade, porque O Pai é a fonte de tudo. Dom Benedito explica: “É através de Cristo que nós vamos ao Pai, movido pelo Espírito Santo. Pai da das Misericórdias, como é belo esse título que São Paulo deu ao próprio Deus. A misericórdia significa o coração voltado para as misérias do próximo. Este é o coração de Deus, um coração cheio de misericórdia para com todos, mas, sobretudo, para com os pecadores. Esse título mostra a essência da religião cristã. Nós sempre pensamos a religião como caminho que o ser humano percorre para chegar a Deus. Esse título, Pai das Misericórdias, mostra o contrário. A religião é o caminho que Deus percorre para vir ao nosso encontro. Sobretudo ao encontro dos pecadores.”

A Canção Nova é a Casa da Misericórdia

Para Luzia Santiago, cofundadora da Comunidade Canção Nova, o Santuário do Pai das Misericórdias é a casa do Senhor. Luzia partilha sua visão: “O Santuário, O Pai das Misericórdias, é o local onde nós estamos a serviço do povo. E foi isso que o padre Jonas Abib profetizou desde os inícios: a Canção Nova, como um todo, é a Casa da Misericórdia. Em muitas missas, o padre Jonas dizia que nós seríamos os apóstolos, os servidores do Santuário do Pai das Misericórdias. Sim, é este lugar. ‘É aqui que Eu escolhi’, diz o Senhor. ‘É aqui que habitarei. É aqui que eu ouvirei as orações e elas serão atendidas. É aqui que Eu consolarei o meu povo e o meu povo será consolado. É aqui que Eu manifestarei a minha misericórdia. É aqui que Eu darei força, dinamismo para aqueles que aqui servirem’. Nós somos servidores e isto é a Canção Nova como um todo, como diz o padre Jonas. Onde há alguém da Canção Nova, uma pessoa Canção Nova, ali está o Templo da Misericórdia. Esse Santuário tem o formato de um abraço. Quando nós fomos pensar como Deus queria fazer este local, o padre Jonas disse ‘abraço’. É como uma tenda de Deus para todos aqueles que aqui vem.” 

Santuário é a pedra angular da Canção Nova

Para Wellington Silva Jardim, cofundador da Comunidade Canção Nova, o Santuário do Pai das Misericórdias é a pedra angular da Canção Nova. Eto conta sua experiência com o Santuário e diz: “Hoje, eu posso dizer que, de toda a obra Canção Nova de Cachoeira Paulista, a pedra angular é o Santuário; então, para mim é gratificante. Eu me lembro o quanto eu, junto com padre Jonas Abib e Luzia, sofríamos porque os bispos nos cobravam muito uma Igreja. Nós tínhamos muitas capelas dentro da obra Canção Nova, mas não tínhamos uma igreja para celebrar. Nós celebrávamos no Centro de Evangelização, e os bispos não gostavam, porque lá não é lugar de ter Missa sempre. Lá é lugar de ter uma missa do evento, não de ter missas todos os dias. Mesma coisa o Rincão. Então, para nós, foi muito difícil ter esse local. Mas eu vejo que nós precisávamos também dessa pedra angular que Deus colocou na nossa mão. E, hoje, ela é o centro da Canção Nova, de Cachoeira Paulista e, porque não falar, do Brasil inteiro? Todo mundo que chega em Cachoeira Paulista quer ver e quer estar no Pai das Misericórdias. Esse Santuário é aquele pedacinho do céu que está aqui na Canção Nova.”


Relembre as principais datas na linha do tempo para concretização do Santuário do Pai das Misericórdias

 

  • 07 de abril de 2002
    “Estamos no limiar de um novo tempo para a Canção Nova”. Foi com essa inspiração que, em abril de 2002, durante a primeira Festa da Misericórdia realizada na Chácara de Santa Cruz, em Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo, o fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, foi impulsionado a realizar um sonho de Deus para a Canção Nova: a construção de um Santuário, onde cada pessoa pudesse fazer sua experiência com a Misericórdia Divina.
  • 7 de dezembro de 2007 
    A pedra fundamental deu início à construção, durante um dos maiores eventos da Canção Nova, o Hosana Brasil, que acontece todos os anos no mês de dezembro, momento em que as pessoas dão graças por suas vitórias alcançadas com Deus. Com a graça de Deus e a colaboração de muitas pessoas que acreditam neste sonho, no dia 09 de julho de 2008 foram iniciados os trabalhos de fundação e instalação de vigas e colunas da obra.
  • 09 de julho de 2008
    Início das Obras. A fundação e a instalação de vigas e colunas são realizadas. Inicia-se, de fato, a obra da Igreja do Pai das Misericórdias.
  • 14 de setembro de 2011
    No dia da celebração da exaltação da Santa Cruz, o símbolo do cristianismo, a cruz é erguida no topo da construção.
  • 21 de dezembro de 2011
    A Igreja do Pai das Misericórdias recebe o título de Santuário. Em 21 de dezembro, Dom Benedito Beni dos Santos, na época bispo da Diocese de Lorena (SP), deu o título de Santuário à Igreja do Pai das Misericórdias.
  • 1º de julho de 2012
    O Santuário começa a ser coberto com as telhas. O formato da obra representa a mão de Deus, que acolhe seus filhos.
  • 5 de dezembro de 2014
    Acontece a cerimônia de Dedicação do Santuário do Pai das Misericórdias. Contemplar o Santuário é contemplar a Obra de Deus e acreditar que tudo é possível ao que crê. O Santuário do Pai das Misericórdias se abre para seus filhos.
  • 31 de Maio de 2015
    O Santuário do Pai das Misericórdias celebrou, pela primeira vez, a Solenidade da Santíssima Trindade: a festa oficial do Santuário. Centenas de pessoas participaram das pregações e momentos de oração do Tríduo e da Festa na Solenidade da Santíssima Trindade.
 
Comunicação Santuário do Pai das Misericórdias
Magda Ishikawa Florêncio 

 

Deixe seu comentários

Comentário