Quem morre para o pecado, vive!

1º Domingo da Quaresma

Gn 9,8-15; Sl 24; 1Pd 3,18-22; Mc 1,12-15

Jesus é a salvação

No livro da criação temos o relato em que Deus precisou enviar do céu um dilúvio para purificar a terra dos males que ocorria. Havia uma desordem causada pelo ser humano por tanto sangue que foi derramado. Com o dilúvio a terra foi banhada e uma nova humanidade surgia. Assim, Deus fez uma aliança com Noé e sua descendência, tratava-se de um sinal no céu, um arco na nuvem, arco que unia o céu até a terra.
Esse sinal, podemos observar, é um sinal natural que sempre aparece após a chuva. No Novo Testamento, na Nova Aliança temos Jesus como o Sinal do Pai Criador. Jesus é O sinal sobrenatural que vindo do céu trouxe a salvação; Ele é a Salvação do ser humano. O Cristo foi sinal ainda, quando elevado ao céu, na cruz, cumpriu a vontade do Pai.
Como o Jesus cumpriu a vontade do Pai e revelou a sua Face? Com sua paixão, morte e ressurreição. A vida de Jesus nos salvou, a vida de Jesus foi sacrificante, por quarenta dias jejuou, foi tentado, venceu a tentação e já começou a pregar: “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho”(Mc 1,15).
A vida de Jesus foi uma pregação que revelou o Pai, vida doada, vida gasta, vida sofrida, vida que morreu, mas vida que gerou vida. A Vida de Jesus gerou salvação para o homem. E a pregação do Senhor gerou e gera vida, Ele quer que o homem morra para ter vida. Como morrer para viver? Morrer para o pecado! Quem morre para o pecado vive.

Fonte: cancaonova,com

Convertei-vos

Por isso disse Jesus: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Converter-se e crer no Evangelho é fazer morrer o homem que não é imagem e semelhança do Altíssimo. Converter-se e crer no Evangelho é aderir a Jesus Cristo, aos seus ensinamentos. Aderir a Jesus Cristo é ser iluminado e iluminado iluminar. Aderir a Jesus Cristo é encontrar-se com a Água Viva e mergulhado n’Ele morre-se o homem velho e renasce-se o homem novo, homem novo que volta a ser imagem e semelhança do Criador.
Por fim o tempo que vivemos pede mudança, aliás, o nosso Deus pede conversão porque quer a nossa salvação. Que hoje nós mergulhemos no Senhor, que hoje o homem e a mulher velha possam morrer, que as palavras de Jesus possam ressoar aos nossos ouvidos “O tempo já se completou”, ou seja, como se diz na gíria “já era” ou “agora ou nunca”, não dá para deixar para amanhã. Hoje é o dia de acolher Jesus como Senhor e Salvador, e acolhê-Lo como Senhor significa conversão, atitudes novas ou atitudes segundo o Senhor Jesus. Nossas atitudes revelam quem? Revelam que somos imagem e semelhança de quem? De Deus ou do inimigo?
Padre Marcio Prado
Vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias

Deixe seu comentários

Comentário