Meditação da Via-sacra

7ª estação - Jesus cai pela segunda vez

Nesta sétima estação da via-sacra, convido você a imaginar-se presente naquele momento, naquele dia e lugar onde tudo aconteceu. Imagine o clima, o ambiente, os sons, as pessoas. 

Pessoas que admiravam e até seguiam os ensinamentos do Senhor. Pessoas que haviam sido curadas, que presenciaram milagres e que ouviram Suas palavras. Mas também pessoas que tinham inveja, raiva e ódio do Senhor. E ainda pessoas que eram indiferentes, que viam só mais uma pessoa a caminho da morte.

Imagine ainda que você só soubesse de uma verdade: a salvação da humanidade dependia daquele homem continuar Sua caminhada até a cruz e tudo dependia disso. Você não sabia, como sabe hoje, que Cristo foi até o fim e realizou a nossa salvação. Então, quais seriam os seus sentimentos se você O visse cair pela segunda vez? Pense nisso um momento…

 

Você está ali, viu que Cristo foi traído, julgado injustamente, duramente flagelado, abandonado pelos Seus amigos mais próximos. Foi ultrajado, cuspido, esbofeteado, humilhado. Agora, carrega a cruz debaixo de chicotadas, empurrões e zombarias. Já havia caído uma vez e, agora, caíra novamente. Mas ali estava a sua chance de salvação. Era o peso de seus pecados, de suas faltas, de sua desobediência que estava sobre Ele.

 

Se você pudesse chegar próximo de Cristo, quando Ele caiu sob o peso da cruz pela segunda vez, o que você diria a Ele? Pense um pouco nisso…

 

Agora, considere a sua vida. Considere tudo o que você já viveu e vive. As escolhas que fez, suas quedas, fracassos, humilhações, perdas, o abandono que sentiu. Especialmente se você está passando por um momento difícil agora, de saúde, de luto ou outra dificuldade. Considere como você está e escute: o que Cristo, caído sob o peso da cruz, pela segunda vez, diria a você? Nesse momento, peço a Deus que você seja capaz de ouvi-Lo. Ainda que as palavras de Jesus não sejam compreendidas com clareza por você, que esta imagem de Cristo, caído ao chão, sob o peso da cruz, com a respiração ofegante, ferido, cansado, humilhado, seja a resposta de que você precisa. Escute Cristo por um momento…

 

Se ainda tiver dúvidas daquilo que Jesus fala ao seu coração, continue a imaginar a cena e veja agora que Cristo começa a se levantar e, levantando-se, continua a caminhar, continua a lutar, com todas as forças pela sua salvação. O que este gesto de Cristo lhe diz? Cristo continua, meu irmão, minha irmã. Ele o chama: “tome sua cruz e siga-me.” (cf Lc 9, 23). Levante-se também de suas quedas, seus desânimos. Renuncie suas intenções de desistir, de voltar atrás. Cristo seguirá a sua frente, ensinando você a suportar toda a dificuldade do caminho, vai ajudá-lo a se levantar de outras quedas que você tiver.

Cristo se levanta e segue o caminho, Ele não vai parar. Não pare também. Tome sua cruz e siga-O.

 

Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e glorificamos, porque, pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo.

 

Seu irmão,
Deividson Francisco

Deixe seu comentários

Comentário