A EVANGELIZAÇÃO PELA TV

Anunciar a Boa Nova do Evangelho através de todos os meios 

Monsenhor Jonas Abib é um homem apaixonado pelo anúncio do Reino de Deus. Já evangelizávamos por meio dos encontros de jovens, no entanto, ele acolheu os desafios da “Evangelii Nuntianti” para também evangelizar através dos meios de comunicação.

:: Adoração é uma oração totalmente doada

Na exortação Apostólica, São Paulo VI afirma: “No nosso século tão marcado pelos meios de comunicação social, o primeiro anúncio, a catequese ou o aprofundamento ulterior da fé, não podem deixar de se servir destes meios, conforme já tivemos ocasião de acentuar. Postos ao serviço do Evangelho, tais meios são susceptíveis de ampliar, quase até ao infinito, o campo para poder ser ouvida a Palavra de Deus e fazem com que a Boa Nova chegue a milhões de pessoas”. E o grande amor de monsenhor Jonas pelo anúncio da Boa Nova se transformou em realidade, primeiramente, com a Rádio Canção Nova; depois, com um canal de televisão e, hoje, com todos os meios que podem levar o anúncio.

Lurdinha Nunes durante visita privada com o Papa Francisco, em janeiro de 2022 | Foto: Arquivo Pessoal

Santa Clara de Assis, a padroeira da televisão

Entre tantos fatos e belíssimas histórias sobre o início da TV Canção Nova, gostaria de partilhar duas realidades. A primeira foi quando Monsenhor Jonas esteve na cidade de Assis, na Itália, antes ainda do início da TV, e quis conhecer o quarto onde Santa Clara — impossibilitada de ir à missa na noite de Natal, por causa de uma enfermidade —, viu “ projetada” na parede do quarto as imagens da celebração, e isso era uma coisa impensável em 1250. Em seu quarto, na cama, Clara viu e ouviu a missa completa: “Escutei, por graça do Senhor, toda a solenidade celebrada esta noite na igreja de São Francisco”. Assim, pelo fato de Santa Clara ter assistido a uma celebração à distância, em 14 de fevereiro de 1958, o Papa Pio XII proclamou oficialmente Santa Clara de Assis como a padroeira da televisão. Naquele quarto, Monsenhor Jonas se ajoelhou e pediu a intercessão de Santa Clara para a missão que estava apenas começando, ou seja, a TV Canção Nova.

Uma programação com o objetivo de Evangelizar, um passo corajoso

Os primeiros passos para aprender a evangelizar, por meio deste novo meio, foram corajosos. Foi desbravar um novo campo com todas as suas aventuras e conquistas, mas também com seus riscos. O primeiro desafio foi o de criar uma programação com o objetivo de evangelizar. Uma linguagem totalmente nova em termos de televisão. Guardo, com muito carinho, uma carta do padre Paulo Sérgio Figueiredo em que ele nos enviou notícias de um Congresso no México, em que ele e o Eto apresentaram o nosso primeiro clip televisivo e os rascunhos para a nossa primeira programação.

Tive a graça de estudar comunicação em Roma e o meu trabalho de conclusão do curso foi: “Uma programação com o objetivo de educar e evangelizar”. Lembro-me de que para os nossos professores no Instituto Paulino também era um tema desafiador. Precisaríamos de muitas páginas, até mesmo de um livro, para contar os desafios e realizações, desde o humilde início até hoje.

Uma parceria com a Custódia da Terra Santa: uma aventura além Brasil

Desde a chegada dos primeiros frades na Terra Santa, há 800 anos, até os dias de hoje, os franciscanos seguiram os sinais dos tempos. No início, a divulgação do conhecimento da Terra Santa era feita apenas por meio dos Comissários nos diversos países, depois, por meio dos livros, das revistas; e hoje também através do Christian Media Center .

Lurdinha Nunes acompanhada de outros missionários da Terra Santa durante Retiro na cidade de Haifa | Foto: Cristian Media Center

O Cristian Media Center, inaugurado em 12 de janeiro de 2008, é uma parceria entre a Custódia da Terra Santa e a TV Canção Nova, em Jerusalém. O CMC nasceu com o objetivo de levar as belezas da Terra Santa. Daí a necessidade de contar uma “outra história” além dos conflitos e guerras, uma história divulgando a beleza e a espiritualidade dos santuários nos lugares santos; a riqueza das celebrações onde aconteceram os fatos; acompanhando os grupos de peregrinos; interagindo com o diálogo ecumênico com outras comunidades cristãs e com os cristãos locais. Com essa missão, tivemos a graça de cobrir a visita de dois Papas à Terra Santa: Papa Bento XVI, em 2009; e o Papa Francisco, em 2014.

Leia também:
:: Como anda sua comunicação?
:: Por que sinto raiva?
:: Como lidar com as preocupações cotidianas?

O Christian Media Center, além de documentários e programas especiais, produz o Terra Santa News, um noticiário semanal, que é transmitido em 50 canais televisivos em 10 línguas (Italiano, Português, Espanhol, Inglês, Francês, Alemão, Romeno, Árabe, Hebraico e Chinês). É um desafio necessário e exigente, no qual queremos continuar, para que o conhecimento dos lugares santos da nossa salvação, com toda a sua riqueza histórica, cultural e espiritual, possa chegar aos cinco continentes. Com certeza, uma missão que monsenhor Jonas não imaginou, mas o Senhor quis realizar como resposta à dedicação e grande amor pelo anúncio da Boa Nova do Evangelho, que deve chegar a todos os cantos da terra.

Lurdinha Nunes
Missionária da Comunidade Canção Nova, no modo de vida, Segundo Elo.
Trabalhou na Rádio como apresentadora do primeiro programa infantil o “No país das maravilhas”. Estudou comunicação na Itáliae foi correspondente da Canção Nova em Roma durante o pontificado de João Paulo II e início do pontificado de Bento XVI. Desde 2008, mora em Jerusalém e atua como repórter da Canção Nova e Christian Media Center. Em janeiro de 2022 teve a oportunidade de participar de uma audiência privada com o Papa Francisco em comemoração aos 100 anos da revista Terra Santa. É Redatora chefe da revista em português que completou 10 anos

 

Deixe seu comentários

Comentário