SANTOS ANJOS

Celebremos os Arcanjos: São Miguel, São Gabriel e São Rafael

Os Arcanjos manifestam a força de Deus

Segundo a tradição cristã – especialmente São Dionísio Areopagita – , existem nove coros angélicos organizados em três tríades. Os arcanjos pertencem à terceira tríade, mais próxima dos seres humanos: Primeira tríade (mais próxima de Deus): Serafins, Querubins, Tronos. Segunda tríade (governam o cosmos): Dominações, Potestades, Virtudes. Terceira tríade (executam ordens divinas): Principados, Arcanjos, Anjos.

São Miguel, São Rafael e São Gabriel são os três arcanjos cada com uma missão específica atribuída por Deus, já que todo Anjo é um mensageiro Dele. Eles aparecem nas Sagradas Escrituras em muitas passagens. A Igreja Católica celebra os três arcanjos juntos no dia 29 de setembro.

Imagem: Fabiel Girardi

São Miguel Arcanjo, seu nome vem do hebraico e significa “Quem como Deus? “É o chefe dos exércitos celestiais, o defensor da fé e o protetor do povo de Deus. Ele nos defende nos combates contra o inimigo e precipita no inferno Satanás e seus anjos maus.

A sua Ladainha o chama de: “cheio da graça divina, perfeito adorador do Verbo Divino, porta estandarte da Santíssima Trindade, guardião do paraíso, guia e consolador do povo israelita, honra e alegria da Igreja triunfante, baluarte dos cristãos, nosso auxílio em todas as dificuldades, nosso advogado”, etc.

É geralmente representado como um guerreiro com armadura, empunhando uma espada ou lança, muitas vezes pisando sobre Satanás – representado como dragão ou demônio. Em sua imagem, frequentemente, tem uma balança, símbolo do julgamento das almas.

A devoção a São Miguel é antiga. O Papa Leão XIII compôs uma oração de exorcismo com a sua intercessão. Existem santuários famosos dedicados a ele, como o Monte Gargano (Itália) e o Mont-Saint-Michel (França). Em Roma há uma grande estatua dele no alto do Castelo de São Miguel, tendo ele aparecido neste local para aplacar uma epidemia que assolava a cidade.

No Livro do Apocalipse (12, 7-9), Miguel lidera os anjos na batalha contra o dragão (Satanás) e o expulsa do céu. É também associado ao Juízo Final, sendo o que pesa as almas na balança divina. É o Patrono da polícia e das forças armadas.

No livro de Daniel, São Miguel combate contra os persas em favor de Israel: “O chefe do reino persa resistiu-me durante vinte e um dias; porém, Miguel, um dos principais chefes, veio em meu socorro” (Dan 10, 13). “Contra esses adversários não há ninguém que me defenda a não ser Miguel, vosso chefe” (Dan 10, 22). “Naquele tempo, surgirá Miguel, o grande chefe, o protetor dos filhos do seu povo (Daniel 12, 1).

São Gabriel Arcanjo, seu nome em hebraico é “Deus é a minha força”. É conhecido como o mensageiro de Deus, aquele que comunica grandes revelações divinas. Ele foi mandado por Deus à Virgem Maria (Lucas 1, 26-38), anunciando que ela seria a mãe do Salvador. Também em Lucas 1, 19, São Gabriel anuncia o nascimento de São João Batista a seu pai São Zacarias. O anjo respondeu-lhe: “Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te trazer esta feliz nova”. (Luc 1, 19).

No Antigo Testamento (Daniel 8 e 9), São Gabriel explica visões proféticas ao profeta Daniel: “Ora, enquanto eu contemplava essa visão e procurava o significado, vi, de pé diante de mim, um ser em forma humana, e ouvi uma voz humana vinda do meio do Ulai: “Gabriel” – gritava –, “explica-lhe a visão”. Dirigiu-se então em direção ao lugar onde eu me achava. À sua aproximação, fiquei apavorado e caí com a face em terra. “Filho do homem” – disse-me ele –, “compreende bem que essa visão simboliza o tempo final.” (Dan 8,15-17).

São Gabriel é o Patrono dos comunicadores, mensageiros e diplomatas.

São Rafael Arcanjo, seu nome em hebraico é “Deus cura”. É o arcanjo da cura e da proteção do viajantes nos caminhos. Ele aparece longamente no Livro de Tobias como companheiro de viagem do jovem Tobias. Durante a viagem ele protege Tobias durante toda a jornada. Expulsa um demônio que atormentava Sara, que será sua futura esposa, que já tinha perdido Cura a cegueira do pai de Tobias.

É o Patrono dos doentes, médicos, farmacêuticos e viajantes. Em suas imagens normalmente é retratado como um anjo de semblante sereno, às vezes com uma trombeta, lírio branco, símbolo da pureza ou um pergaminho, símbolo da mensagem divina.

Com frequência é mostrado como um viajante ou jovem com um cajado, muitas vezes acompanhado de um peixe (referência ao episódio em Tobias 6, onde o peixe é usado para curar seu pai.

Leia também:
:: Os Arcanjos manifestam a força de Deus
:: Igreja celebra, em setembro, a espiritualidade dos Santos Arcanjos

A cura, a libertação de Sara e o retorno seguro de Tobias são vistos como intervenções divinas. São Rafael é muito invocado em orações por cura física e espiritual, e por proteção em viagens. É o padroeiro dos médicos, terapeutas, enfermeiros e viajantes.

Miguel, Gabriel e Rafael são arcanjos, mas pela grandeza de suas missões, são considerados superiores à maioria dos anjos.

A São Miguel: “São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio…
A São Gabriel: “São Gabriel Arcanjo, anunciai nos as boas novas da salvação. Ajudai-nos a escutar e a responder com fé, como Maria.”
A São Rafael: “São Rafael Arcanjo, guia dos viajantes, curador dos enfermos, sede nosso companheiro no caminho da vida e nossa luz na escuridão.”