DEUS É UM PAI AMOROSO

Como viver na dependência de Deus e confiar na Divina Providência?

A Divina Providência nos acompanha no ordinário

Muitas vezes, deparamo-nos com a face do Deus Poderoso, que pode realizar milagres e prodígios grandiosos, e alguns acabam colocando o Senhor em uma dimensão muito distante de nós, um Deus grande demais para ser alcançado. Mas, na verdade, Deus é um Pai amoroso, que nos sustenta em Seu amor a cada passo que damos e em cada situação que enfrentamos. O Senhor se deixa alcançar, basta que o busquemos.

Crédito: stock_colors / GettyImages

Essa proximidade do Senhor podemos dizer que é a Sua Divina Providência que nos conduz no ordinário. “Deus está presente em todos os nossos atos”, diz Santa Teresa D’Ávila, e o grande convite que Ele nos faz é que estejamos abertos a Sua condução a cada momento de nossa vida. O Deus que nos permite acordar todos os dias nos impulsionando a levantar para cumprir nossas tarefas, é o mesmo que nos ajuda em momentos difíceis de decisão, iluminando nossa consciência e nos surpreendendo quando precisamos de conforto perante os desafios. Deus é bom, e eterno é o Seu amor.

“A Providência Divina jamais falta ao homem em nada, sob a condição de que ele a aceite. Somente estará ausente para os que se desesperam ou confiam em si mesmos”, diz Santa Catarina de Sena. Por isso o convite do Senhor é que aceitemos a sua Providência em nossa vida.

Já fui alcançada várias vezes pela Providência, que não tem a conotação material apenas. Materialmente, posso testemunhar que nada nunca me faltou, a começar por peças de roupa, ou necessidades básicas que, ao rezar pedindo ao Senhor que me ajudasse (por não ter condições de comprar), fui agraciada e presenteada por alguém que me doava o que eu precisava.

Ou até mesmo na mudança de casa, onde haviam poucos móveis para o novo lugar, e que, pelo patrocínio de São José, conhecido também como o Pai da Providência, recebemos por doações externas o que precisávamos em nossa casa (residência feminina comunitária na Comunidade Canção Nova). Uma vez, como responsável financeira pela minha casa comunitária, prestes a irmos num final de semana de convivência descansar das atividades da missão, vivi uma experiência bem concreta. Eu rezei pedindo ao Senhor que gostaria apenas de proporcionar às minhas irmãs um dinheiro para um sorvete, mas eu não tinha. Pedi que Ele me ajudasse. No mesmo dia, uma peregrina na Canção Nova nos encontrou e quis nos doar um dinheiro, e sem saber de nada disse: “Esse dinheiro é para vocês tomarem um sorvete”.

Crédito: Tutye / GettyImages

A Providência de Deus nos assiste não só quando pedimos. Já vivi uma experiência de estar muito doente e sem condições de tomar decisões por mim mesma, tamanha minha debilidade física, e a mão de Deus me conduziu ao hospital para o médico certo, que, naquele momento, me deu o que eu precisava para ter um pouco mais de estabilidade, até que então eu pudesse ter um tratamento adequado de forma 100% voluntária da parte do médico que assumiu meu caso.

Deus nos vê, Ele me vê, Ele te vê! Se eu me abrir a sua condução, Ele vai me mostrar, no ordinário, Sua mão poderosa, a Sua proximidade, Seu amor que nos conduz. Vou sentir as direções, vou tocar nos livramentos, nas inspirações, na força de amparo do Senhor, nas adversidades e sua participação em nossas alegrias.

“Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem, nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que ela. Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo! Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (Mt 6 26-33).

Crédito: ImagineGolf / GettyImages

Leia também:
:: O abandono à providência, um caminho seguro para todo cristão
:: Como está sua confiança em Deus?
:: Providência Divina é a mão amorosa de Deus nos conduzindo

Deixemos que essa bondade de Deus nos assista e cuide do que realmente precisamos tanto interior quanto exteriormente. Deixemos que sua Providência nos conduza, nos ampare e sustente. A única certeza que temos é que não seremos enganados por esse Amor!

 

Deixe seu comentários

Comentário