MATERNIDADE E MISERICÓRDIA

Confiar em Deus com a simplicidade de uma criança

Todo bom relacionamento exige confiança. Já ouviu isso em algum lugar ou leu em algum livro ou artigo? Pois é, isso é verdade. Podemos ter muitos vínculos afetivos, mas os bons relacionamentos exigem confiança. E podemos observar isso em todas as áreas e etapas de nossa vida. Por exemplo, uma criança, assim que nasce, o lugar que ela se sente mais segura é nos braços da mãe. E por quê? Porque foi a mãe que transmitiu tudo que ela mais necessitava no período de sua gestação. A mãe transmitia a ela o alimento, o cuidado, o afeto, numa relação de grande intimidade.

Nenhuma relação neste mundo é tão profunda quanto a de uma mãe com o filho. Por isso mesmo, a criança se sente segura ali, próxima à mãe e só depois é que outras pessoas vão chegando, o pai, os irmãos, a avó, os tios, mas ela sabe que seu lugar de segurança é a mãe. Até mesmo psicologicamente, a criança, no início da vida, percebe a mãe e ela como um único corpo, uma única pessoa. É maravilhoso perceber essa confiança e dependência que a criança deposita na mãe.

:: O papel da Virgem Maria no Sábado Santo

Foto ilustrativa: cancaonova.com

E por que você está lendo sobre isso aqui, no site do Pai das Misericórdias? É porque nosso relacionamento com Deus, para ser bom, deve ser um relacionamento de confiança também. E quanto mais a nossa relação com Deus se assemelhar à confiança da criança em sua mãe, tanto mais experimentaremos o cuidado e a misericórdia de Deus.

A nossa dificuldade é que, assim como as crianças, também crescemos e nos tornamos mais independentes. Isso é bom, tanto a mãe como Deus deseja isso para seus filhos. Mas o que não podemos perder é a confiança. Uma criança que começa a se arriscar em pequenos passos, por exemplo, ao cair, sabe que a mãe está ali para ampará-la, sabe também que há coisas que não deve fazer e que, às vezes, faz de teimosia, mas, ainda assim, não perde a confiança na mãe, sabe que pode voltar, mesmo que em lágrimas.

Uma pergunta: o que aconteceu com a sua confiança em Deus? Você ainda confia que pode voltar a Ele, mesmo depois de ter “quebrado a cara” no mundo? Você ainda acredita que Deus é o seu refúgio mais seguro? Mais seguro que qualquer outra pessoa ou coisa deste mundo? Lembro-me de Jesus, que tantas vezes disse à Santa Faustina que esperava a confiança das almas em Sua misericórdia. E dizia ainda que a desconfiança é que impedia muitos de serem alcançados por Sua misericórdia.

Ah, meu irmão, minha irmã, já está em tempo de restaurar a sua confiança em Deus. Será que existe lugar melhor e mais seguro pra você do que os braços do Pai? Deixe, hoje mesmo, todo medo e desconfiança para trás e, mesmo com lágrimas, pecados e dores, aproxime-se com confiança da misericórdia do Pai.

Com a simplicidade de uma criança, “aproximemo-nos, pois, com toda a confiança do trono da graça, a fim de alcançar misericórdia e achar a graça de um auxílio oportuno.” (Hb 4, 16)

 

Seu irmão,

Deividson Francisco
Comunidade Canção Nova

 

Deixe seu comentários

Comentário