Reflita

Começar é de muitos, perseverar é dos santos (São Josemaria)

Não desanimar em meio às dificuldades… Encontrar nelas o meio para se aproximar de Deus

Em algum momento da sua vida você já começou algo, seja uma leitura de um livro, um esporte, um hobby, um serviço ou qualquer coisa que colocou certa expectativa, mas que no percurso do caminhar desanimou? Se sim, tenha muita calma! Hoje, você vai conhecer São Josemaria Escrivá, o santo do cotidiano, que, em suas obras e com a sua vida, concedeu “receitas” de santidade que perpassa em coisas simples, mas verdadeiramente heroicas se seguidas.

:: Lâmpadas acesas

Já dizia um antigo filósofo: “Tudo que é fixo é ilusão” para dizer que o mundo, inclusive o homem, está em constante transformação. Por isso, o homem não consegue ser estático, mas é um ser que se inventa e reinventa a cada dia. Com isso, ele sente a necessidade de fazer algo, de imprimir legados, e de estar em movimento para que a sua existência tenha um sentido.

(“Quem é fiel num pouco, Deus confiará muito mais”.  | Yandry Fernández Perdomo via Cathopic)

Diante desta naturalidade humana, é comum ver as pessoas fazendo planos, traçando metas e querendo sempre ir além. Entretanto, muitas delas acabam esbarrando na barreira do desânimo, seja por uma falta de comprometimento pessoal, seja por alguma circunstância que foge do próprio controle dela. Mas, o que o santo do cotidiano ensina?

São Josemaria Escrivá no livro Caminho (nº 983), deixou escrito: “Começar é de todos; perseverar é dos santos.” Complementa o santo: “Que a tua perseverança não seja consequência cega do primeiro impulso, fruto da inércia; que seja uma perseverança refletida”. (Ibidem). Essa máxima se aplica veementemente em nossos dias, pois, cada vez mais, as pessoas querem ser ativas, mostrar resultados, e acabam tentando fazer muitas coisas, mas no final, deixam-nas incompletas.

Para o santo querido, aí está um ponto crucial de santidade: se começo algo e não finalizo, não passo de um homem comum. Mas, se começo e finalizo aquilo que me comprometi, dou passos rumo à santidade. Essa é a questão: Deus não chama o cristão ao comum. Ser cristão é ser diferente do normal deste mundo. Por isso, como no início deste artigo, volto a dizer: seja uma leitura de um livro ou numa louça que você precisa lavar, conclua-os bem. Isso é um ato de heroicidade segundo São Josemaria.