PROF. FELIPE AQUINO

Por que devemos ir à Santa Missa?

A Santa Missa (Eucaristia) é a presentificação do Sacrifício de Cristo no Calvário pela salvação da humanidade. Não é repetição nem mera lembrança, mas renovação, atualização e único Sacrifício de Jesus na Cruz. As ações de Deus não são destruídas pelo tempo, são “teândricas”, isto é, humanas e divinas.

:: Viva Nossa Senhora Aparecida!

Quando a Liturgia faz memória desses mistérios, ela os torna presentes, traz para o momento atual esses acontecimentos da salvação e renova a nossa redenção; ainda nos indica o futuro: a construção do Reino de Deus.

Disse o Concílio Vaticano II:

“No divino sacrifício da Eucaristia, exerce-se a obra de nossa redenção, contribui do modo mais excelente para que os fiéis, em sua vida, exprimam e manifestem aos outros o mistério de Cristo e a genuína natureza da verdadeira Igreja.” (Sacrosactum Concilium, 2).

Isso deixa claro por que precisamos ir à Santa Missa sempre. Os Santos sempre a valorizaram muito. Veja o que eles disseram.

Santo Agostinho: “Uma só Missa a que houveres assistido em vida será mais salutar que muitas a que os outros assistirão por ti depois da morte”.

São Lourenço de Bríndise: “Nenhuma língua humana pode exprimir os frutos de graças que atrai o oferecimento do Santo Sacrifício da Missa”.

São João Maria Vianney: “A Santa Missa é uma embaixada à Santíssima Trindade; de inestimável valor; é o próprio Filho de Deus que a oferece”.

São Boaventura: “A Santa Missa é a obra na qual Deus coloca, sob os nossos olhos, todo o amor que Ele nos tem; é, de certo modo, a síntese de todos os benefícios que Ele nos faz”.

“A Missa é o sol da Igreja.” (São Francisco de Sales, doutor da Igreja)

São João Crisóstomo, doutor da Igreja: “Após a Consagração, eu tenho visto esses milhares de Anjos formando a corte real de Jesus em volta do tabernáculo, eu os tenho visto com meus próprios olhos”.