SEMELHANTES A DEUS

As virtudes humanas de São José

Quem me dera ser José!

Ao olharmos para o homem José, vemos nele as virtudes humanas necessárias para todo ser humano, seja do sexo masculino ou feminino, todos nós precisamos das virtudes para sermos semelhante a Deus.

Virtudes:

O objetivo da vida virtuosa é tornar-se semelhante a Deus. (São Gregório Nissa)

A Virgem Maria foi escolhida porque Deus encontrou graça diante dela, ou seja, ela tinha muitas virtudes, era cheia de graça.

José era um homem belo de virtudes | Foto ilustrativa: cancaonova.com

Assim também foi com São José. Como Maria não poderia ser qualquer mulher, por se tratar da Mãe de Deus, o pai adotivo de Jesus precisava ser o mais belo de todos os homens, e a este belo quero ressaltar a beleza das virtudes, pois José era um homem de virtudes, e umas delas, que faz dele um homem diferente dos demais, é, justamente, ser considerado um homem justo; e quem diz é o evangelista Mateus.

Um homem justo (Mt 1,19)

O maior elogio, virtude, que um homem pode receber em vida é exatamente este: ser considerado justo. Essa virtude somente um homem segundo o coração de Deus é capaz de receber.

Que graça seria um homem envelhecer nesta terra e, no fim dela, ser eleito justo pela vida que escolheu levar, ou seja, decidiu-se por levar uma vida virtuosa.

Leia mais:
:: São José e a mortificação da Vontade
:: Quartas-feiras: Dia dedicado a São José
:: A Profecia da devoção a São José

Outra virtude explícita de São José é o de ser pai adotivo de Jesus, mas eu me refiro ao exercício da paternidade espiritual cuidadora de José, um pai que cuida, é ocupado das coisas de Deus por meio da paternidade.

Você, que é um homem ou uma mulher mesmo não sendo casado, mesmo não sendo pai ou mãe, nasceu para cuidar. Todo homem e mulher pode exercer a paternidade, a maternidade espiritual assim como José, que gerou espiritualmente Jesus. Ser pai, ser mãe é gerar um filho para Deus, então, a sua missão é gerar ainda que espiritualmente, formar pessoas para Deus com a virtude humana do cuidar.

Outra virtude humana que não podemos perder de José está na sua ladainha: Espelho de Paciência.

Quantos de nós estamos precisando deste espelho em nossas vidas! Vamos pedir a ele, São José, que nos ensine a enxergar dentro de nós a virtude da mansidão, e, olhando para nós por primeiro, vamos olhar para os outros com o olhar virtuoso de São José, olhar de paciência, aquele olhar manso e humilde de coração, olhar cheio de mansidão.

Termino dizendo: Quem me dera ser José! Quem me dera ter todas as virtudes humanas de São José! Que Deus nos ensine a escolher os mesmos caminhos de São José, os caminhos das virtudes.

São José, homem das virtudes humanas, rogai por nós!

Ederson José
Missionário da Comunidade Canção Nova