SANTO DO DIA

Quem foi Santa Margarida Maria Alacoque e o que ela pode nos ensinar

Margarida Maria Alacoque é uma santa francesa que nasceu em 1647 e morreu em 1690. Filha de pais católicos bem fervorosos, ela, desde muito pequena, já demonstrava um amor a Jesus e às coisas da Igreja que a destacavam em meio às outras crianças, chegando até mesmo, por um impulso especial da graça, a consagrar-se a Jesus por meio de um voto de castidade, com apenas 5 anos de idade.

:: Sagrado Coração, refúgio dos pecadores!

A santa sempre trouxe, no coração, o desejo de viver sua vida inteiramente abandonada à vontade de Deus, mas enfrentou dificuldades de aceitação por parte de seus pais, quando ela manifestava o desejo de ingressar na vida religiosa. Só aos 24 anos de idade é que Margarida entra para a Ordem da Visitação, fundada por São Francisco de Sales. Lá, ela acrescenta ao seu nome o nome da Virgem Santíssima, visto que lhe era muito devota, chegando até mesmo a viver experiências místicas com Nossa Senhora por meio de visões extraordinárias. Ela as guardava no coração e não dizia nada a ninguém, mas, mesmo assim, enfrentava dificuldades na convivência com as outras freiras que a consideravam doente e até mesmo louca. Diante disso, Margarida rezava, oferecia suas mortificações e penitências, sempre com um belo sorriso no rosto.

Santa Margarida Maria Alacoque nos ensina o amor do Coração de Nosso Senhor por nós. | Foto ilustrativa: Alf B @aburdeus via Cathopic

Orientada por seu Diretor Espiritual, que via nela o carisma da santidade, Margarida pôs-se a escrever suas experiências místicas, seja com a Virgem Maria, seja com o próprio Jesus, que começou a aparecer-lhe a partir de 1673. Nessas novas aparições, Nosso Senhor lhe pedia uma devoção especial ao seu Sagrado Coração, e o mostrava à santa radiante como o sol, com sua chaga adorável, coroado de espinhos, sobre o qual despontava uma cruz, sobre um trono também de espinhos.

Foi baseando-se nos escritos autobiográficos desta santa que a Igreja instituiu a festa litúrgica do Sagrado Coração de Jesus, celebrada no oitavo dia depois de Corpus Christi, além da contribuição que eles também tiveram no desenvolvimento da iconografia e arte sacra referente à esta devoção.

Nosso Senhor continuou aparecendo para Santa Margarida por cerca de 17 anos, até o dia de sua morte. Ele a chamava de “discípula predileta”, e a ela comunicou os segredos do seu Coração, partilhando de sua ciência e de seu amor. Margarida foi beatificada por Pio IX em 1864, e canonizada por Bento XV em 1920.

Leia também:
:: O amor ao Sagrado Coração de Jesus
:: Sagrado Coração de Jesus, fonte de vida e santidade
:: Sagrado Coração de Jesus: coração misericordioso

Santa Margarida Maria Alacoque nos ensina o amor do Coração de Nosso Senhor por nós. Amor que não para em nossas ingratidões e indiferenças, que sempre toma a iniciativa de se aproximar e de nos envolver com a sua graça, esperando de nossa parte uma mínima abertura que seja, para nos plenificar com sua misericórdia e compaixão. Jesus revelou a ela os segredos do seu Coração, para que ela os revelasse ao mundo e para que o mundo fosse salvo por esse Amor incondicional. Ela nos ensina o caminho da misericórdia, da fonte do perdão e da vida nova, do abismo de todas as virtudes, da fonte de toda consolação, isto é, o Coração aberto de Nosso Senhor.

Em suas aparições, Jesus fez a Santa Margarida 12 promessas que vale a pena conhecer. Elas podem ser o impulso para que você se aproxime sem medo desse Coração, e assim, possa ser considerado, como ela, um discípulo predileto.

Santa Margarida Maria Alacoque, rogai por nós!
Sagrado Coração de Jesus, eu confio em vós!

12 Promessas do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque:

1° Promessa: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”;
2° Promessa: “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”;
3° Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”;
4° Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;
5° Promessa: “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”;
6° Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”;
7° Promessa: “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdia”;
8° Promessa: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”;
9° Promessa: “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”;
10° Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”;
11° Promessa: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”;
12° Promessa: “A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

Deixe seu comentários

Comentário