NOVIDADE

Um novo tempo para a Canção Nova e o Mundo

O Grande Santuário da Divina Misericórdia

Pandemia. Mortes. Desemprego. Fome. Discórdias. As realidades que nos circundam, nos últimos tempos, são perigosas por muitos motivos, porém parece que, além dos males que carregam por si mesmas, possuem um outro perigo mais sutil e ardiloso: o poder de nos roubar a esperança na misericórdia divina. Se Deus é bom e misericordioso, como permite que tantas situações ruins se abatam sobre a humanidade? Ou quando o sofrimento bate à nossa porta, como Deus permite que isso aconteça conosco? Uma possível resposta é caminhar dentro de uma lógica aparentemente paradoxal: entramos no tempo da misericórdia.

“Comunicar Jesus e a Boa Nova de misericórdia que Ele trouxe e é para o mundo.” | Foto: Arquivo CN

Em seu livro ‘Cartas do diabo a seu aprendiz’, C.S.Lewis, famoso autor cristão, comentando sobre a alegria que um jovem demônio tinha com o início da Segunda Guerra Mundial escreve algo curioso. O mentor fictício daquele ser do mal o alertava que era preciso cuidado, porque na guerra, embora nascessem grandes atrocidades, muitos seres humanos se voltavam para Deus apresentando seus sofrimentos; outros, ainda que não se voltassem para Ele diretamente, saíam do egoísmo e doavam a própria vida em nome de causas e valores humanitários, sendo elevados ao grau de mártires aos olhos de Deus.

A essa altura do texto, você pode estar se perguntando o que estou querendo falar com tudo isso. Não vamos entrar aqui na questão dos motivos de Deus permitir ou imprimir o sofrimento humano, isso está no coração d’Ele e em sua insondável sabedoria. Porém, podemos caminhar na forma como Ele, em sua infinita misericórdia, sabe se aproveitar dos nossos maiores equívocos e de nossas maiores calamidades para expressar sua bondade.

Certa vez, Padre Manoel Augusto Santos disse: “Deus sabe perfeitamente o bem que faz e o mal que permite. Se permite o mal é para dar bens ainda maiores e melhores. Deus tem mais a nos dar do que o diabo a tirar. Há algo de santo e divino escondido em todas as realidades vividas.” A cada resposta dolorosa que a existência humana apresenta, Deus revela o renovado poder de seu amor sem limites por aqueles que criou, redimiu e quer em sua presença por toda eternidade. E é aqui que o carisma Canção Nova, enquanto obra, iniciativa, resposta de Deus às necessidades espirituais específicas de um povo, de um determinado ponto da história, encaixa-se.

Em Nossos Documentos, monsenhor Jonas Abib escreveu um texto chamado “Entramos no tempo da Divina Misericórdia”. Escrito em 2002, ano jubilar da comunidade, o documento atualiza a forma de atuação missionária da Canção Nova: comunicar Jesus e a Boa Nova de misericórdia que Ele trouxe e é para o mundo.