Como é que nós apressamos o dia do Senhor? Com a nossa santidade de vida!
Nesta sábado, 17 de dezembro, Monsenhor Jonas Abib presidiu a Santa Missa do Acampamento ‘Preparai o caminho’.
Confira algumas partes da sua homilia.
“Sim, diante do arrependimento e da conversão, Deus usa de misericórdia. E essa é justamente a fórmula para os nossos tempos: a misericórdia de Deus que vem do arrependimento e da conversão. O nosso acampamento é ‘Venha a nós o Vosso Reino’. Meus irmãos, o Reino de Deus está próximo, muito próximo. Na última palestra, foi mostrado com clareza, o Jorge mostrava os sinais evidentes de que a vinda do Senhor está próxima, cada vez mais próxima. O Reino de Deus está próximo. Vinde logo, Senhor Jesus, porque nós queremos realizar aquilo que está no Pai Nosso: ‘Venha a nós o Vosso Reino’.
Quando nós temos esse pedido no Pai Nosso – ‘venha a nós o Vosso Reino’, não era para aquele tempo porque Jesus já estava no meio deles. Jesus estava no meio deles, foi Jesus que ensinou o Pai Nosso. Então, o Reino de Deus estava no meio deles. Quando Jesus manda que se peça ‘venha a nós o Vosso Reino’, logo depois de ‘Pai Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso Nome’, vem ‘venha a nós o Vosso Reino, esse pedido é para que o Reino de Deus definitivo venha logo. E, os sinais mostram que nós, a nossa geração, está muito próxima dessa vinda do Senhor.
Preparai o caminho do Senhor
Hoje cedo foi mostrado o livro “Preparai o caminho do Senhor” e eu faço questão de abrir a capa porque ela completa a gravura de uma cidade, semi escura, e o Espírito Santo pairando sobre essa cidade como o Espírito Santo pairava sobre as águas no início da criação e no dilúvio, para trazer um mundo novo do mundo velho, do mundo do pecado.
Adquira o livro ‘Preparai o Caminho do Senhor’, aqui.
Eu caprichei ao escrever esse livro e no revisar desse livro. Esse é o livro dos meus 80 anos e eu fiz questão, realmente, de mostrar para os meus irmãos essa verdade: ‘preparai o caminho do Senhor’. Nós cantamos assim, no início da Missa: ‘preparai, preparai o caminho do Senhor’; ‘vejo um rei sobre a montanha, vejo cada dia melhor’, ‘preparai, preparai o caminho do Senhor’, ‘ouço uma voz vindo da montanha, ouço cada dia melhor’, ‘preparai, preparai o caminho do Senhor’.
Meus irmãos, esse livro quer ser como um instrumento de música, uma trombeta troando para que você se alerte e realmente você prepare o caminho do Senhor e, se prepare no caminho do Senhor. Você não pode estar despreparado.
Primeiro, os mortos, depois os vivos
Faço questão de ser bem bíblico. Na primeira carta aos Tessalonicenses, São Paulo nos diz: ‘Irmãos, não queremos que ignoreis coisa alguma a respeito dos mortos, para que não vos entristeçais como os outros homens que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, cremos também que Deus nos levará com Jesus, Deus nos levará com Jesus, os que n’Ele morrerem. Eis o que declaramos conforme a Palavra do Senhor, por ocasião da vinda do Senhor nós que ficamos ainda vivos não precederemos em nada os mortos. Quando for dado o sinal, à voz do Arcanjo e ao som da trombeta, os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.’ Veja que beleza! Estarão mortos. Eu não sei se estarei vivo ou morto; eu gostaria muito de ver a vinda do Senhor, sinceramente. Não sei… já estou perto dos 80 anos. Mas, não tenham medo disso porque todos que estiverem mortos – diz a Palavra de Deus – ressuscitarão primeiro. Depois os vivos, os que estiverem ainda na terra serão arrebatados sobre nuvens ao encontro do Senhor nos ares e assim estaremos para sempre com o Senhor.
Na vinda do Senhor, os mortos ressuscitando, em que estado estiverem, sepultados onde quer que estejam, ressuscitarão! E, os que estiverem vivos não precisarão morrer: serão transformados num abrir e fechar de olhos e serão arrebatados – e essa palavra é muito importante – serão arrebatados! Os católicos usam pouco a palavra “arrebatamento” mas ela é bíblica. (…) Quando o Senhor vier, você não pode ficar para trás, você precisa ser arrebatado porque você estava vivendo no Senhor e morreu no Senhor. Não pode acontecer que, você vivendo no Senhor, morto ou vivo, ser deixado para trás. Os seus não podem ser deixados para trás, não podem! Já imaginou os que são do Senhor sendo arrebatados nos ares e alguém da sua família, seu filho, seu pai, sua mãe, seu irmão, sua irmã, alguém, ser deixado para trás… E pior, você ser deixado pra trás…
Não seja morno: esteja firme no Senhor!
Você não pode estar vivendo na mornidão, uma vida relaxada. De cristão, sim, que até mesmo vai à Missa, mas leva a vida cristão empurrando com a barriga. Não, você precisa estar vivendo firme no Senhor para que, quando Ele vier, você seja arrebatado. (…)
Nesse livro eu destaco tudo isso para que você saiba e esteja preparado e, assim, os seus saibam e estejam preparados. Olhe ao seu redor e perceba que poucas pessoas pensam nisso e até acham que, uma vez que o Senhor não veio até agora, Ele não virá. Ele só virá daqui muito, muito tempo. Mas, São Pedro nos responde isso na sua segunda carta: ‘Sabei antes de tudo o seguinte: nos últimos tempos virão escarnecedores cheios de zombaria, que viverão segundo as suas próprias concupiscências. Eles dirão: ‘Onde está a promessa de sua vinda? Desde que os nossos pais morreram, tudo continua como desde o princípio do mundo’. São Pedro responde: ‘Há uma coisa, irmãos caríssimos, que não deveis esquecer: um dia diante do Senhor é como mil anos e mil anos como um dia. O Senhor não retarda o cumprimento da Sua promessa, como alguns pensam. Mas, usa de paciência para conosco para que ninguém se perca; ao contrário, Ele quer que todos se arrependam. Entretanto, virá o dia do Senhor como um ladrão. Naquele dia, os céus passarão com ruído, os elementos abrasados se dissolverão e será consumida a terra com todas as obras que ela contém. Uma vez que todas estas coisas se hão de desagregar, considerai que santidade de vida, que homens deveis ser, vós que esperais e apressais o dia de Deus.’
Como apressar a vinda do Senhor?
Esperar e apressar o dia do Senhor. Como é que nós apressamos o dia do Senhor? Com a nossa santidade de vida! Você que é a mãe de família, vivendo bem como mãe de família, com seu marido e seus filhos. Você que é marido, vivendo bem como marido, sem beber, sem se encharcar de cigarro, sem viver na pornografia, sem viver na infidelidade, sendo um pai para os seus filhos. Você que é filho, vivendo bem com seus pais e irmãos. Não é uma coisa difícil: é santidade de vida, é vida santa. É orar, confessar-se, comungar, ir à Missa. Confessar-se sempre que necessário.”
Monsenhor Jonas terminou a homilia cantando “Que santidade de vida e rezando pela assembleia.