São João Bosco colocou em prática os ensinamentos de Jesus

Nesta terça-feira , 31 de janeiro de 2017, o Padre Wagner Ferreira da Silva  celebrou a Santa Missa, às 7 h, no Santuário do Pai das Misericórdias.

O padre partilhou o testemunho de Dom Bosco, santo que a liturgia da Igreja celebra hoje, e refletiu como foi a pedagogia usada por Dom Bosco para evangelizar as crianças e os jovens: “São João Bosco é um sacerdote que colocou em prática os ensinamentos de Jesus Cristo e viveu, com alegria, o discipulado de Jesus, professou a sua fé em Jesus Cristo como único Senhor e Salvador. Porém, a sua profissão de fé se deu na vida.
Num período muito difícil na Itália, no século XIX, onde as pessoas viviam numa tremenda pobreza e eram exploradas nos trabalhos e, inclusive as crianças eram obrigadas a trabalhar para ajudar no orçamento de seu lar. Diante deste quadro de opressão, São João Bosco se viu sensível a esta situação e dedicou-se a evangelização de crianças e jovens criando oportunidades para que estes adolescentes e jovens fossem educados e se inserissem na escola e na vida cristã.  Dom Bosco quis que estas crianças tivessem uma vida que era própria da fase que elas estavam vivendo e não escravizadas pelo trabalho. São João Bosco se tornou sal da terra e luz do mundo e professou a fé na prática da caridade aos jovens.”

O Evangelho é de São Mateus: “Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:  ‘Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal perde seu sabor, com que se salgará? Não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e pisado pelas pessoas. Vós sóis a luz do mundo. Uma cidade construída sobre a montanha não fica escondida.  Não se acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma caixa, mas sim no candelabro, onde ela brilha para todos os que estão em casa.  Assim também brilhe a vossa luz diante das pessoas, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus. Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para cumprir. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo aconteça. Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar os outros, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus. Eu vos digo: Se vossa justiça não for maior que a dos escribas e dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus'” (Mt 5, 13-20).

Assista a homilia na íntegra:

 

Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!

Deixe seu comentários

Comentário