Vigília Pascal: devemos assumir o compromisso de uma vida nova

Homilia do vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias, padre Márcio Prado, na Vigília Pascal

Queridos filhos e filhas do Pai das Misericórdias, que noite é essa que vivenciamos? É a Noite das noites, é a Noite da Vigília do Ressuscitado. Nesta Santa Missa, teremos sinais que dizem muito do Cristo Jesus e do nosso compromisso com Ele. O Ressuscitado Jesus é a Luz, é a Palavra, é a Água e o Pão.

Nesta celebração, participamos da celebração da Luz. Cristo Ressuscitado é a Luz que ilumina nossa caminhada. É difícil pensar o mundo sem luz, pois esta ilumina, aquece, ela nos guia e nos permite enxergar com os olhos do coração. Hoje, precisamos de luz para discernir. Quanta gente perdida na escuridão, seja do pecado ou por não saber o que fazer!

vigilia-pascal-devemos-assumir-o-compromisso-de-uma-vida-nova-1

“Fogo novo e abençoado que nos recorda aquilo que o Cristo significa, Ele é luz”, recorda padre Márcio Prado. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Em sintonia com a luz, o Ressuscitado é a Palavra que também ilumina, a Palavra é Jesus, o Verbo presente entre nós. Hoje, escutamos oito leituras mais o Evangelho, é uma Tradição antiquíssima da Igreja, quando o catecúmeno era acolhido como parte dessa comunidade e, para isso, escutava a Palavra antes de professar a fé, renunciar o demônio e acolher o batismo. Hoje e também tradicionalmente, os pais e padrinhos assumem e se comprometem com as crianças que são acolhidas. A Palavra instrui, incentiva, exorta, sacia e envia. Nesta noite, que nosso amor pela Palavra tenha crescido, tenha aumentado, que a Palavra tenha nos despertado para a conversão e o acolhimento, a fim de que, no coração, ela seja praticada com a vida.

O profeta Isaías, nesta noite santa, já nos ajudava: “Quem está com sede, vinde às águas”. O Ressuscitado é a Água no Antigo Testamento. Temos uma prefiguração de Jesus quando, no deserto, o povo desejava água e Moisés feriu a rocha e saciou os israelitas; o Senhor saciou a sede daquele povo. No Novo Testamento, Jesus se apresentou como a Água Viva, e quem d’Ele bebesse jamais teria sede, disse Ele à samaritana no poço de Jacó.

Podemos notar que a água é este elemento importantíssimo para a vida. Um dos primeiros pensadores pré-socráticos (Tales de Mileto) já dizia “tudo é água”. Jesus é a Água Viva que purifica, que dá nova vida, e todo aquele que é batizado ou imerso n’Ele é uma nova criatura, passa a ser Filho de Deus. Hoje, nós renovamos nosso compromisso de batizados, o compromisso de vivermos como cristãos, ou seja, seguidores de Cristo, rememoramos nosso batismo, o dia que nos tornamos cristãos, quando recebemos uma marca que jamais será apagada. Que Jesus/Água nos purifique e nos envie para sermos coerentes com o nome que portamos.

vigilia-pascal-devemos-assumir-o-compromisso-de-uma-vida-nova-2

“Que noite é essa que vivenciamos? É a Noite das noites, é a Noite da Vigília do Ressuscitado”, afirma padre Márcio. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

O Senhor é também para nós o Pão da Vida, o Ressuscitado é o verdadeiro Pão vindo dos céus. Na última quinta-feira, comemoramos a instituição deste sacramento. E qual foi o mandamento de Jesus? “Fazei isto em memória de mim”. Por isso, em cada Missa fazemos zikaron, do grego, “memória”; mas não é memória de recordação, e sim memória de atualização daquele sacrifício, daquela doação, daquele amor pelo mundo. Jesus foi e continua sendo alimento; cada um de nós, ao recebermos a Eucaristia, devemos nos tornar eucarísticos, devemos ser uma ação de graças, devemos ser alimento para os irmãos, assim estaremos sendo cristãos, pois isso que o Senhor foi e é para nós.

Por fim, nesta noite bela, nesta noite festiva, devemos assumir o compromisso de uma vida nova e permitir que Jesus Ressuscitado seja Luz, Palavra, Água e Pão. E alimentados por Jesus Cristo, sigamos e sejamos coerentes, vivamos a Ressurreição, sejamos homens e mulheres ressuscitados e impulsionados pelos dons que Ele nos concedeu e nos concede em cada dia.

Deixe seu comentários

Comentário