Oito jovens foram ordenados diáconos na diocese de Lorena neste domingo
Rogéria Nair
Da redação
Neste domingo, 20, durante celebração no Santuário do Pai das Misericórdias em que foi aberta a Porta Santa, oito membros da Canção Nova foram ordenados diáconos para a Igreja.
A Solene Celebração Eucarística, na qual estiveram presentes o fundador da comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib, e diversos outros sacerdotes e diáconos, foi presidida pelo bispo da diocese de Lorena, Dom João Inácio.
Os jovens foram ordenados diáconos temporários, pois, em breve, serão ordenados sacerdotes para a Igreja.
Quando são ordenados diáconos, os clérigos escolhem um lema que os norteará em seu ministério. Nas fotos abaixo, estão representados os diáconos com seus familiares e o lema de cada um.
Ademir Costa da Silva
Lema diaconal: “Que Ele cresça e eu diminua” (Jo 3,30).
Alexsandro de Lima Freitas
Lema diaconal: “Se alguém vem a mim, mas não me prefere a seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs, e até sua própria vida, não pode ser meu discípulo” (Lc 14,26)
Edilberto Batista de Carvalho
Lema diaconal: “Não tenhas medo! De agora em diante, serás pescador de homens” (Lc 5,10).
Edison de Oliveira
Lema diaconal: “Ele nos amou primeiro” (1 Jo 4,19)
Gilberto do Carmo Duarte
Lema diaconal: “Eu, o Senhor, te chamei realmente, eu te segurei pela mão, eu te formei e designei para ser aliança com os povos, luz das nações” (Is 42,6).
Givanildo Xavier dos Santos
Lema diaconal: “Não temas, porque eu te resgatei, chamei-te pelo teu nome: tu és meu!” (Is 43,1)
Halan Gustavo de Melo
Lema diaconal: “Eis que estou no meio de vós como aquele que serve”. (Lc 22,27)
Leandro Paulo do Couto
Lema diaconal: “Deus nos colocou no mundo para os outros”. (Dom Bosco)
Durante a homilia deste quarto domingo do Advento, em que se fala do Messias prometido e que está às portas, o bispo afirmou que o Messias é um rei manso e humilde de coração, voltado ao pobre e ferido. Enfatizou ainda que Deus prefere a obediência ao sacrifício. Convidou aos presentes para serem misericórdia e estender a paz e o perdão a todos. Sobre o diaconato, salientou que é uma vocação de serviço, como a do Cristo que serviu em especial os últimos e rejeitados.
Para monsenhor Jonas Abib, a ordenação destes oito diáconos sedentos em ir pelo mundo e evangelizar é um presente para toda a Igreja neste ano santo.