AMOR AO PRÓXIMO

Assistir os doentes, uma Obra de Misericórdia

A vida cristã é permeada por um chamado à compaixão e à misericórdia. Um exemplo brilhante dessa prática está presente na vida de São Camilo de Lellis, patrono dos enfermos e dos hospitais. Ao seguir os passos do bom samaritano, o cristão é convidado a assumir o compromisso de assistir os doentes, tornando-se instrumento de cuidado e conforto para aqueles que mais precisam.

:: Por que devemos rezar pelo Papa?

Quando refletimos sobre a realidade do cristão no contexto da saúde, é inevitável lembrar da parábola do bom samaritano contada por Jesus no Evangelho de Lucas (cf.Lc 10,25-37). Nessa narrativa, um homem ferido e deixado à beira do caminho é ignorado por um sacerdote e por um levita. No entanto, um samaritano, mesmo sendo de um grupo marginalizado na sociedade, se compadece do sofrimento alheio e presta auxílio ao ferido.

“Cuidar dos enfermos não é apenas uma obrigação, mas uma oportunidade de manifestar o amor e a bondade de Deus neste mundo.” | Foto ilustrativa: cancaonova.com

Assim como o bom samaritano, o cristão é chamado a ir além das aparências e a estender a mão para aqueles que estão em situação de enfermidade e vulnerabilidade. São Camilo de Lellis compreendeu profundamente essa missão, dedicando sua vida a servir os doentes e a proporcionar-lhes cuidados físicos e espirituais. Ele entendia que o acolhimento e a assistência aos enfermos não eram apenas ações paliativas, mas sim uma manifestação concreta do amor de Deus.

Viver essa prática de cuidado aos doentes exige uma entrega genuína, que transcende limitações e comodidades. É necessário abrir o coração para acolher a dor alheia e enxergar no rosto do enfermo o próprio Cristo que nos convoca a agir, ir ao encontro. É através desse olhar compassivo que podemos oferecer não apenas cuidados físicos, mas também conforto espiritual, esperança e consolo aos que sofrem (cf. 1Cor 12,26).

“Santa Casa de Misericórdia”

No entanto, assistir os doentes vai além da atuação em hospitais ou centros de saúde. Cada cristão é chamado a ser uma “Santa Casa de Misericórdia” ambulante, levando a mensagem do amor e da cura a todos os lugares onde haja sofrimento e necessidade. Seja nos hospitais, nas comunidades, nas famílias ou até mesmo nas ruas, o compromisso de cuidar dos doentes é uma tarefa cotidiana para o seguidor de Cristo.