A vocação é o chamado a nossa essência, a nossa habilidade natural
A palavra vocação vem do Latim “vocare” que significa “chamar’. Assim, a vocação é o chamado à nossa essência, à nossa habilidade natural. Dessa forma, o termo diz respeito a facilidade que uma pessoa tem de realizar uma tarefa com excelência, dado que possui dom para aquela atividade em específico.
:: Nossa Senhora no Mistério da Redenção
No ambiente religioso, a palavra vocação é usada para designar uma pessoa que foi chamada por Deus para uma missão religiosa ou um carisma específico de vida.
Toda criação, assim como todas as criaturas, saiu de Deus, quando ele disse: “faça-se”. Portanto, tudo está em conversão a Ele, pois todas as coisas que existem, subsistem n’Ele.
Terminada a criação, Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança e o colocou em um jardim, e por ser o único criado à Sua imagem e semelhança, já o criou com uma vocação, isto é, com uma capacidade de ordenar todas as coisas para atingir a finalidade querida por Deus, a participação do homem na sua glória eterna. E, desde o princípio, sempre houve diálogo entre Deus e o homem, conduzindo-o à vida, não só para esta realidade finita, mas para a eternidade.
O chamado
Na história da formação do seu povo, Deus começa chamando Abraão, Moisés, os profetas… Em cada tempo da caminhada de Seu povo, Ele suscitava uma pessoa. O profeta Isaias diz que ele foi chamado por Deus antes de ser formado no ventre de sua mãe, sua vocação era ser o profeta que preparou o povo para vinda do Messias. João Batista foi chamado por Deus para ser o precursor do Messias, sua missão era “preparar o caminho do Senhor”. Com a Vinda de Jesus, Ele chamou seus discípulos e, dentre eles, escolheu doze e os chamou de apóstolos. Jesus disse a eles para que orassem ao Senhor da messe, para que enviasse operários para Sua messe. A Igreja cresceu e muitos homens e mulheres foram chamados por Deus, até os dias de hoje.
Leia também:
:: Deus ama para sempre
:: Caminhar sem o Senhor é caminhar para a ruína
:: Ir e promover o encontro com o Pai
Em nossos dias, a messe continua grande e os operários são poucos. Portanto, Deus continua chamando homens e mulheres para trabalharem na construção do Reino, levando a salvação a todos que dela necessitam. O chamado de Deus em nossos dias não é apenas para falar de Deus, mas, como sempre foi, desde o tempo de Jesus, é preciso encarnar, quero dizer, deixar-se ser transformado pela Palavra de Deus, tornando-se outro Cristo, assim como os cristãos foram chamados no início da Igreja. É preciso ser de Deus para falar d’Ele. É preciso viver o evangelho para poder anunciá-Lo aos outros.
Nossa primeira vocação é nos convertermos a Deus. Depois de nos convertermos a Ele, com certeza, Ele nos revelará a nossa vocação especifica dentro da Igreja ou na comunidade que participo.
Aproveite este mês vocacional para rezar por todos os vocacionados.