São Valentim e os eternos namorados
Valetine’s Day ou Dia de São Valentim, comemorado em 14 de fevereiro na maioria dos países do hemisfério norte, celebra o amor entre as pessoas. Aqui, no Brasil, a data dos apaixonados costuma ser mais lembrada em 12 de junho. Porém, não tenho dúvidas de que a pessoa que você ama ficará muito feliz ao ser surpreendida com um gesto especial neste dia, não é verdade?! Pensando nisso, separei alguns conselhos do Papa Francisco para cultivar o amor. Antes de elencá-los, gostaria de compartilhar brevemente um pouco da história de São Valentim. Por amor, o italiano foi capaz de oferecer a própria vida.
Alguns relatos do cristianismo indicam que Valentim foi bispo de Terni, no século IV d.C. Ele foi a Roma a pedido do retórico e filósofo Cráton, professor das línguas grega e latina; o chamado era por conta do filho Chaeremon, que sofria de uma deformidade física que o obrigou a manter a cabeça entre os joelhos, e nenhum médico conseguiu curá-lo. Cráton prometeu a Valentim metade de suas posses se ele curasse seu filho, mas Valentim, em uma longa conversa noturna, explicou que não seriam suas riquezas inúteis que salvariam o jovem, mas a fé no único Deus verdadeiro. Ele, então, começou a rezar, e o menino recuperou sua saúde. Diante do milagre, Cráton e toda a família pediram para ser batizados pelo bispo, junto com três estudantes gregos: Próculo, Éfebo e Apolônio. Com eles, abraçou também o cristianismo Abondio, outro estudante, filho do prefeito de Roma, Furioso Plácido, que ocupou esse cargo entre os anos 346-347: essa foi, mais tarde, a data histórica atribuída ao martírio de Valentim. Plácido, ferido pela conversão do filho, mandou prender e decapitar Valentim na Via Flaminia, mas secretamente, durante à noite, para evitar a reação da agora grande comunidade cristã da cidade. Depois de um primeiro enterro ter sido realizado no local do martírio, Próculo, Éfebo e Apolônio levaram o corpo do mártir para Terni e o enterraram fora da cidade. Mas em Terni, o cônsul Lucêncio, informado do fato, mandou capturar os três e, também durante à noite, por medo de que o povo os libertasse, mandou decapitá-los. Enquanto isso, a cidade, instigada por Abondio, enterrou os novos mártires no túmulo de Valentín.
A fama de São Valentim se espalhou pelo mundo, graças aos monges beneditinos, que guardavam a Basílica de Terni na Idade Média. A devoção ao padroeiro dos namorados é baseado em uma antiga obra do escritor inglês Geoffrey Chaucer. Segundo seus textos, “no Dia dos Namorados, os pássaros começaram suas danças de amor”. De fato, em meados de fevereiro, o Hemisfério Norte pode ver a natureza começando a despertar da hibernação do inverno. Dessa maneira, São Valentim se tornou o santo que anunciou a primavera iminente, e não é por acaso que, às vezes, é representado com o sol na mão.
Iluminados por esse amor, compartilhamos dez conselhos do Papa Francisco para cultivar a vida a dois:
- Façam a experiência do amor gratuito como é o Amor de Deus pela humanidade.
- Que a mansidão dos santos indique a vocês o estilo das relações na família.
- Que a fortaleza da santidade até o martírio aponte os valores que verdadeiramente valem a pena na vida familiar.
- Amem a vida que é sempre sagrada, apesar de marcada por fragilidades e doenças, a existência conjugal, abrindo-a à necessidade dos irmãos.
- Desejo de coração que vocês cresçam na generosa disponibilidade em relação ao Senhor, seguindo o exemplo da Virgem Santa.
- Coloquem Deus no centro, para que sua história tenha mais amor e mais felicidade.
- Vivam o seu amor imitando o Amor Misericordioso de Jesus.
- Aprendam a cultivar a devoção a Mãe de Deus, pedindo-Lhe para que não falte nunca na casa de vocês o amor e o respeito recíproco.
- Na oração do Pai-Nosso, nós dizemos: ‘O pão nosso de cada dia nos dai hoje’. Os casais podem aprender a rezar com estas palavras: ‘Senhor, o amor nosso de cada dia nos dai hoje’(…) ‘ensina-nos a amar’.
- Que as obras de misericórdia ajudem vocês a viverem.
Rodrigo Luiz
Missionário da Comunidade Canção Nova
Referências:
DOS SANTOS, Rodrigo Luiz. Livro Papa Francisco às famílias: Os segredos para a conquista de um lar feliz. Editora Canção Nova.
Vatican News. San Valetin, Mártir en la Via Flaminia. Disponível em https://www.vaticannews.va/es/santos/02/14/s–valentino–martir–sobre-la-via-flaminia.html. Acesso em 31/01/21.