SUPERAÇÃO

São Lourenço nos ensina a viver a dor com bom humor

Santidade é a caridade plenamente vivida

A vida é repleta de experiências, e, em meio a ela, a dor é uma inevitável companheira. Seja física ou emocional, a dor pode ser uma cruz difícil de carregar. No entanto, ao longo da história, muitos santos nos ensinaram que é possível enfrentar a dor com serenidade e até mesmo com bom humor. São Lourenço é um daqueles que nos mostram que é possível encontrar alegria e leveza mesmo nas situações mais adversas.

:: Deus continua chamando

 

“Quem ama sempre se alegra na união com o amado” | Foto ilustrativa: cancaonova.com

Após a morte de seu amigo pelo imperador romano Valeriano, Lourenço teve que entregar os “tesouros da Igreja”. Então, ele apresentou ao imperador os pobres e enfermos, dizendo-lhe: “Eis aqui os nossos tesouros, que nunca diminuem e podem ser encontrados em toda parte”. Essa atitude ousada e bem-humorada lhe custou um martírio cruel, sendo condenado a ser queimado vivo em uma grelha, como relata Santo Ambrósio. 

Percebemos que, diante do sofrimento e da perseguição, São Lourenço enfrenta a dor com bom humor. É um homem caridoso e amadurecido na fé. O Papa Francisco nos ensina que “a cruz, especialmente as fadigas e os sofrimentos que suportamos para viver o mandamento do amor e o caminho da justiça, é fonte de amadurecimento e santificação”. 

Leia também:
:: Deus ama para sempre
:: Caminhar sem o Senhor é caminhar para a ruína
:: Ir e promover o encontro com o Pai

Não podemos perder a fé, ainda que não tenhamos o poder de controlar as circunstâncias que nos causam dor, podemos escolher como reagir a elas. Temos que nos apegar a Jesus e encontrar forças para sorrir mesmo em meio às lágrimas. São Lourenço, sem perder o realismo, ilumina os outros com um espírito positivo e rico de esperança. “Ser cristão é alegria no Espírito Santo (Rm 14,17), porque, do amor de caridade, segue-se necessariamente a alegria. Pois quem ama sempre se alegra na união com o amado”, como diz o Papa Francisco.

Conta-se que um padre, ao visitar um enfermo, notou o sorriso em seu rosto e alegrou-se porque significava que ele estava melhor. Ao receber o elogio do padre, o enfermo respondeu que estava com muitas dores, mas rezava sempre e dizia: “Senhor, sofro porque dói, sorrio porque te amo”. Esta é a alegria cristã. Deste modo, também podemos afirmar que São Lourenço era muito alegre e brincalhão. No seu martírio, bem-humorado, foi capaz de dizer ao carrasco: “Pode virar-me, deste lado já está assado!”

 

 

São Lourenço e os demais santos foram capazes de suportar a dor e o sofrimento da cruz. Sua história é um sinal que podemos encontrar bom humor mesmo nas situações mais obscuras e transcender o sofrimento terreno. E quanto mais estivermos abertos a Jesus e a segui-Lo cheios de esperança, tanto mais Ele vai ancorar no nosso coração a certeza da vitória.

Ricardo Cordeiro
Membro Segundo Elo da comunidade Canção Nova 

 

Deixe seu comentários

Comentário