Monsenhor Jonas Abib exorta a ter fé, à semelhança de Maria
No Santuário do Pai das Misericórdias, Monsenhor Jonas Abib presidiu a Santa Missa, nesta segunda-feira, 12 de setembro, no segundo dia do Tríduo em preparação para a Festa da Exaltação da Santa Cruz.
Na Celebração, concelebraram o Padre Marcio Prado, vice-reitor, o Padre John Baptist (Uganda, África) e diversos sacerdotes da Comunidade Canção Nova.
Confira a homilia, na íntegra:
Maria não se esqueceu
“Durante a Sua vida, Jesus ressuscitou o filho da viúva de Naim. Durante a Sua vida, Jesus ressuscitou a filha de Jairo: ‘Talitá cum‘. E a menina se levantou. Jesus ressuscitou, principalmente, Lázaro. E, durante a Sua vida, Jesus disse; os apóstolos se esqueceram mas Maria não se esqueceu. Ele disse da Sua Paixão, da Sua Morte, do horror da Sua Paixão, do horror da Sua Morte; mas, Ele disse: ‘ao terceiro dia, o Filho do Homem ressuscitará’. Maria não se esqueceu disso. Então, Ela acreditou, Ela não sabia como é que se podia realizar a Ressurreição do seu Filho que Ela tocou.
Porque essa imagem é muito bonita. Mas o Corpo de Jesus não estava, assim, deste jeito. Imagine tudo o que aconteceu na flagelação, o que aconteceu na coroação de espinhos, o que aconteceu na subida para o Calvário. Tantas quedas…”
“Como seria Ressurreição do seu Filho, Ela não sabia. Ela não podia imaginar como seria. Porque, Ele ressuscitou outros… Quem ressuscitaria a Ele? Mas, que bonito… Quando Jesus, ressuscitou, o Evangelho narra que a primeira pessoa a quem Jesus apareceu foi Maria Madalena, lá na beira do sepulcro. Mas, há uma piedosa crença que nos diz que Jesus foi à casa onde estava Maria, Sua Mãe e apareceu a Ela em primeiro lugar. Claro, era mais do que justo Ele aparecer à Sua Mãe e, agora, mostrar o Seu Corpo Ressuscitado, o Seu Corpo que estava ressuscitado, aquele Corpo que Ela concebeu no seu ventre e que Ela viu aquela situação lastimável ao pé da Cruz, agora estava ressuscitado, vivo, recomposto.”
Fé se treina, se exercita
É a fé. É o que vamos celebrar. Nós celebraremos na quarta-feira, a Festa da Exaltação da Santa Cruz e, na quinta-feira, Nossa Senhora das Dores. Esta Mãe está retratada aqui, nesta imagem (ver foto). Ela nos diz: ‘Meus filhos, acreditem! Tenham fé! Vocês precisam aprender a ter fé. Vocês precisam treinar a própria fé. Gente, fé se treina! É acreditando e acreditando, e vendo as maravilhas de Deus que a nossa fé vai sendo treinada. Meus filhos, acreditem, acreditem, como aquele centurião do Evangelho de hoje. Acreditem como tanta gente acreditou. Eu quero ver você acreditando. Eu quero ver você um homem de fé, uma mulher de fé. Acredite!
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!”
Leia mais:
:: Tríduo e Festa da Exaltação da Santa Cruz 2016
:: Papa explica significado da Exaltação da Santa Cruz
Acesse a liturgia do dia.
Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!