Reconciliado comigo mesmo: encarar a verdade sem perder a fé

Nesta quinta-feira, 9 de junho, o Padre Fabrício Andrade celebrou a Santa Missa, às 7h, no Santuário do Pai das Misericórdias.

O sacerdote explicou sobre a verdadeira reconciliação: “O Evangelho de hoje, Jesus nos aconselha a reconciliar com o adversário enquanto ele caminha conosco. E o maior adversário que caminha conosco somos nós mesmos. Quando muitas vezes nós não estamos reconciliados conosco, assumindo os nossos limites. Reconciliados com os nossos limites não significa acomodados e, ‘ai, coitadinho de mim’. Reconciliado consigo mesmo é encarar a própria verdade sem perder a fé. Limitado, sim, mas um homem de fé”.

O Evangelho é de São Mateus: “Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’.
Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno.
Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.
Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo’.” (Mt 5,20-26)

Assista à homilia na íntegra:

Acesse a liturgia do dia.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias e Deus de toda a consolação, ouvi-nos!