Deus quer que acolhamos o Seu amor, afirma Dom João Inácio

Início da Novena em preparação para a Festa do Pai das Misericórdias, com a presença de Dom João Inácio Müller, bispo de Lorena

Nesta sexta-feira, 13 de maio, o Santuário do Pai das Misericórdias acolheu os peregrinos e missionários da Comunidade Canção Nova aqui presentes para participar na Santa Missa, que dá início à Novena do Pai das Misericórdias.

Dom João Inácio Müller, bispo de Lorena, iniciou a sua homilia saudando o Padre Marcio Prado, vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias, Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova e Luzia Santigo e Eto, seus cofundadores. Saudou ainda a Fraternidade Toca de Assis em festa por mais ano de vida na Igreja.

Assembleia na Santa Missa da abertura da Novena do Pai das Misericórdias

Prossegui a homilia, falando sobre a misericórdia e a sua fonte: “A essência da misericórdia é a condescendência de Deus para conosco, ou seja, é essa grandeza de amor de Deus que se derrama em nós.” Em consequência desse dom divino, nós somos chamados ao amor fraterno: “Nós estamos no mundo para amar os irmãos e o amor é ativo. Assim, nós somos convocados a realizar o bem aos outros. Por isso que Jesus, Deus encarnado, Ele é o amor ativo, constantemente Ele ama, Deus é amante!

:: 1º dia da Novena do Pai das Misericórdias | Liberdade de filhos
:: Programação da Novena e Festa do Pai das Misericórdias

… Nosso Senhor, nesta noite, agora, Ele está vindo ao nosso encontro. E Ele quer o quê? Ele quer que nos O acolhamos o amor d’Ele para que possamos participar desta graça que é amar.

Dom João Inácio Müller faz alusão a um trecho da “Misericordiae Vultus“, onde o Papa Francisco explica que Deus “esquece” o pecados, nós é que insistimos em guardar na memória os pecados já confessados. O bispo de Lorena concluiu: “O nosso Deus é um Deus essencialmente perdoador“. Ressaltou ainda a importância das Indulgências neste Ano da Misericórdia.

Comentando o Evangelho do dia (Jo 21,15-19), Dom João apresenta Pedro, receoso e envergonhado, que se deixa alcançar por Jesus que lhe dava o perdão e a amizade. É Jesus que vai ao seu encontro: “Jesus vai ao encontro dele para ensinar, para Se mostrar, para Se revelar e para transformar o pecado em graça.” À pergunta “Pedro, tu Me amas?“, Jesus deseja questionar: “Pedro, tu és capaz de um amor maior?” Nosso Senhor leva Pedro a compreender a “qualidade” do amor d’Ele. Dom João Inácio ressaltou a “lógica do amor”, que vindo do Alto, nos leva a oferecer a vida, amar de forma ilimitada.

Assista à homilia na íntegra:

Na Eucaristia esteve presente o Coral Canção Nova que abrilhantou a Celebração com a bela ministério.

Coral Canção Nova

Dom João Inácio Müller presidiu à Santa Missa acompanhado por seis sacerdotes e um diácono da Comunidade Canção Nova. Abençoou a assembleia pela intercessão de Nossa Senhora de Fátima, festa do dia em toda a Igreja.