Gratidão e emoção no Santuário do Pai das Misericórdias
Neste domingo, 13, em Cachoeira Paulista (SP), a chuva não impediu a chegada milhares de peregrinos até o Santuário do Pai das Misericórdias, à Canção Nova.
Antes das 9h, horário da Santa Missa de encerramento do Ano Santo da Misericórdia, no Santuário, muitos peregrinos se esforçaram para passar, pela última vez, pela Porta Santa da Misericórdia e lucrar a Indulgência Plenária.
Dom João Inácio Müller, bispo da diocese de Lorena (SP), realizou o gesto simbólico de encerrar a Porta da Misericórdia e presidiu a Eucaristia. Na homilia, afirmou: “O olhar de Deus está sempre sobre Seus filhos. Não duvidemos disso! O olhar de Deus nunca se desvia de nós, porque Ele tem uma paixão muito grande em nos contemplar, em acompanhar cada passo que nós damos. O coração misericordioso, cheio do amor de Deus por nós (por isso é que Ele nos criou!), não desvia nunca o olhar de nós, mesmo quando pecamos. Deus nos acompanha sempre, Ele é o cuidador enamorado de cada um de nós”.
Veja mais:
:: Sejamos expressão da bondade misericordiosa de Cristo (homilia na íntegra)
:: Santuário se prepara para o encerramento do Jubileu
Para ele, o Ano da Misericórdia “foi uma ano de graças e bênçãos, quando todos nós fomos ‘ensopados’ com a misericórdia de Deus. Todos nós. Durante esse Ano Santo da Misericórdia, Cristo esteve à nossa procura. Ele é a expressão da misericórdia do Pai, que veio e vem ao nosso encontro para dar-se a nós, para ser a nossa vida. Durante esse Ano, tivemos a graça de atravessar a Porta Santa e entrar mais e mais na vida de Cristo, a verdadeira Porta Santa, como diz São João Paulo II: ‘Jesus Cristo, a verdadeira Porta Santa, que nos dá acesso à Casa do Pai e nos introduz na intimidade da vida divina’.”
Antes da bênção final, Monsenhor Jonas Abib levou a vela da misericórdia até Dom João Inácio para, simbolicamente, oficializar o encerramento do Ano Santo.
Logo após, Luzia Santiago, cofundadora da Comunidade Canção Nova, apresentou a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que ficará no presbitério do Santuário durante o Ano Mariano. Iniciado no dia 12 de outubro deste ano, o Ano Mariano foi instituído pela CNBB em comemoração aos 300 anos de Aparecida.
Dom João Inácio convidou a assembleia a agradecer a Deus pelo Jubileu e exortou a continuar testemunhando a misericórdia na vida.
Pai das Misericórdias e Deus de toda consolação, ouvi-nos!